Após dias de predomínio do sol e também da atuação de uma massa de ar frio, que derrubou as temperaturas, a instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul nas próximas horas. Conforme a MetSul Meteorologia, uma frente fria avança pelo território gaúcho e muda o tempo.
Conforme o prognóstico dos meteorologistas, essa frente fria trará aumento significativo de nuvens e chuva ampla. Há possibilidade de temporais isolados com risco de granizo e vento forte.
No fim da tarde desta quinta-feira (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de temporais no Estado. Um deles é classificado pelo cor amarela, que tem grau de severidade de perigo potencial. Segundo esse aviso, na área que abrange a região metropolitana de Porto Alegre, o centro ocidental, noroeste, sudeste, centro oriental, sudoeste e o nordeste gaúcho, pode ter chuva de até 50 mm/dia, ventos de 60 km/h e queda de granizo.
O segundo alerta do Inmet tem grau de severidade laranja, que significa perigo. Esse abrange as regiões sudoeste, centro ocidental, sudeste e noroesto do Estado. Nessa área, conforme o comunicado, o acumulado de chuva pode chegar a 100mm/dia, ventos intensos que podem atingir 100 km/h e queda de granizo.
Os dois alertas têm validade até as 23h59 desta quinta-feira. De acordo com o Inmet, em decorrência do temporal há risco corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags