abc+

INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite dois alertas para risco de tempestades no RS; confira

Avisos tem validade até a manhã da quinta-feira (29); saiba o que esperar

Ubiratan Júnior
Publicado em: 28/02/2024 às 14h:52 Última atualização: 28/02/2024 às 14h:53
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no fim da manhã desta quarta-feira (28) dois alertas para risco de temporais no Rio Grande do Sul.

 Inmet emite dois alertas para risco de tempestade no RS com validade até quinta-feira (29) | abc+



Inmet emite dois alertas para risco de tempestade no RS com validade até quinta-feira (29)

Foto: Inmet

Classificado pela cor laranja, que significa que o grau de severidade é de perigo, o primeiro comunicado tem validade até as 10 horas desta quinta-feira (29). O alerta abrange o noroeste, nordeste, centro ocidental e sudoeste do Estado.

Conforme o aviso, nessas áreas pode ter chuva de até 100mm/dia, além de ventos entre 60 e 100km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Já o segundo, é classificado pela cor amarela, que tem grau de severidade de perigo potencial, e também tem validade até as 10 horas desta quinta. Segundo o Inmet, o alerta abrange a região metropolitana de Porto Alegre, centro ocidental, sudoeste, nordeste, centro oriental e o noroeste gaúcho.

 Inmet emite dois alertas para risco de tempestade no RS com validade até quinta-feira (29) | abc+



Inmet emite dois alertas para risco de tempestade no RS com validade até quinta-feira (29)

Foto: Inmet

Nessas áreas, pode ter chuva de até 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem atingir 60 km/h e risco de queda de granizo. De acordo com o aviso, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O Inmet orienta para que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação, é para que se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência a orientação é para solicitar ajuda para o Corpo de Bombeiros (193), Brigada Militar (190) ou a Defesa Civil da sua cidade.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade