- Situação perigosa se aproxima do RS com choque entre frente fria e calor
O Rio Grande do Sul tem dois alertas climáticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um deles é amarelo, significando perigo potencial, válido para praticamento todo o Estado, incluindo o Vale do Sinos.
Conforme o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, além de ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. No entanto, ao contrário dos últimos eventos climáticos, o risco é considerado baixo para corte de energia, alagamentos e queda de árvores.
Já o alerta laranja, significando perigo, é válido para as regiões centro-oeste e noroeste do Estado. Alguns pontos de Santa Catarina e do Paraná também podem ser atingidos por ventos entre 50 e 100 km/h, chuva de até 60 milímetros por hora e queda de granizo. Há possibilidade ainda de alagamentos e quedas de árvores.
Tanto o alerta amarelo, quanto o laranja, tem validade até as 23h59 desta terça-feira (19).
Acumulados nas últimas horas
Conforme dados do Inmet, divulgados pela Defesa Civil do Estado, os maiores acumulados das últimas 24 horas foram registrados em Frederico Westphalen, com 78,6mm e Palmeira das Missões, com 53,6mm. Na sequência aparecem Santo Augusto, Jaguarão e São Borja.
Uruguaiana, que sofreu com a chuva no último final de semana, teve registros inferiores aos 15mm.
LEIA TAMBÉM