TEMPESTADE

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite dois alertas de chuva intensa para o RS; confira

Cidades do Vale do Sinos devem ser atingidas

Publicado em: 22/10/2024 18:41
Última atualização: 22/10/2024 18:48

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul por conta das chuvas previstas para regiões do Estado a partir desta quarta-feira (23)


Chuvas intensas devem atingir o RS nesta semana Foto: Tathy Reis/Especial

Um deles passa a valer a partir da meia-noite e perdura até o fim do dia. O aviso indica perigo potencial (cor amarela) para chuvas intensas que devem atingir parte de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do território gaúcho. No Estado, a chuva deve cair sobre o Nordeste, a Serra e a região metropolitana, incluindo municípios do Vale do Sinos, como Novo Hamburgo.


Alerta do Inmet Foto: Reprodução/Inmet

Nessas áreas do País, deve chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além da presença de ventos de até 60 quilômetros por hora. Há, contudo, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

LEIA MAIS: Alerta para os próximos dias: Maior preocupação é com vento forte durante ciclone extratropical

O segundo alerta, também de cor amarela, indica perigo potencial para tempestades no Sudoeste, Noroeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental gaúchos. Há previsão de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora, além de queda de granizo. 


Alerta do Inmet Foto: Reprodução/Inmet

O aviso é válido das 7 às 18 horas de quarta-feira. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas também é baixo.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas