O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (1º), dois alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul. Além do território gaúcho, os outros dois estados do Sul do Brasil, Santa Catarina e Paraná, estão incluídos nos avisos.
Válido desde o meio-dia, o primeiro alerta aponta risco potencial de temporal no Sudoeste, no Noroeste, no Centro-Ocidental, no Sudeste, no Nordeste, no Centro-Oriental e na região metropolitana de Porto Alegre.
Há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo. No alerta de cor amarela válido até o meio-dia de quinta-feira (2), há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
LEIA TAMBÉM: O que esperar nos primeiros dias de 2025 nas praias e no interior do RS
O segundo aviso, de cor laranja, que classifica o evento como perigoso, terá início às 22 horas desta quarta e seguirá ativo até o meio-dia de quinta-feira. A previsão é de chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, ventos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
Neste, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As regiões gaúchas que devem ser afetadas são: Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Centro-Oriental e região metropolitana de Porto Alegre.
VEJA MAIS: LA NIÑA: MetSul diz que fenômeno será confirmado em breve; entenda os impactos
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM