abc+

MAU TEMPO

Inmet emite aviso amarelo de tempestade em várias regiões do Brasil

Alerta de cor amarela, que indica perigo potencial, é válido para 21 estados e para o Distrito Federal

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 29/01/2024 às 16h:19 Última atualização: 29/01/2024 às 17h:57
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o Distrito Federal e 21 estados brasileiros. Entre eles, está o Rio Grande do Sul.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 20 estados brasileiros | abc+



Inmet emite alerta de chuvas intensas para mais de 20 estados brasileiros

Foto: Reprodução/Inmet

O aviso de cor amarela, que indica perigo potencial do fenômeno, começou a valer às 10h26 desta segunda-feira (29) e permanecerá vigente até as 10 horas de terça-feira (30).

Ele abrange os estados Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Segundo o órgão, é esperado que chova entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Ainda, os ventos serão intensos e devem chegar a até 60 quilômetros por hora. Contudo, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.

Chuva no RS

No Rio Grande do Sul, além desse evento, que deve atingir a região metropolitana e também cidades próximas da costa e da divisa do Estado com Santa Catarina, outro alerta de chuvas intensas é direcionado para as regiões gaúchas Sudeste, Nordeste, Norte, Serra, Centro Oriental e metropolitana.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Sul do Brasil | abc+



Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Sul do Brasil

Foto: Reprodução/Inmet

As características desse segundo aviso para o Estado são semelhantes as do primeiro. No entanto, ele é válido do meio-dia desta até as 21 horas desta segunda-feira.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade