O Rio Grande do Sul está em alerta amarelo para a tempestade que deve atingir praticamente todo o Estado até a manhã desta quinta-feira (9). A classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a passagem do fenômeno apresenta “perigo potencial”.
O aviso, que começou a vigorar na manhã desta quarta-feira (8), é válido até as 10 horas de quinta.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Durante este período, o instituto destaca que são esperados entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos de grande intensidade devem atingir de 40 a 60 quilômetros por hora, havendo ainda risco de queda de granizo.
Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil emitiu um alerta aos moradores, também válido até a manhã de quinta. Segundo o órgão, pode ser esperado “chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte”.
Contudo, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.
A tempestade com classificação amarela deve atingir também parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
Instruções do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM