abc+

SEM TRÉGUA

PREVISÃO DO TEMPO: Inmet e Defesa Civil alertam para temporais nesta quinta-feira no RS

Chuva já causou uma morte e deixou feridos no Estado

Ubiratan Júnior
Publicado em: 16/11/2023 às 08h:52 Última atualização: 16/11/2023 às 08h:55
Publicidade

Os gaúchos devem ficar atentos nas próximas, pois a instabilidade no Rio Grande do Sul não dará trégua nesta quinta-feira (16). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil alertam para mais temporais no Estado. 

Chuva em Estância Velha alagou algumas ruas na quarta | Jornal NH



Chuva em Estância Velha alagou algumas ruas na quarta

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Na quarta-feira (15), o Estado registrou grandes acumulados de chuva. Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, ruas ficaram alagadas após arroio sair do leito no Centro da cidade. Estância Velha também teve ruas alagadas após pancadas de chuva durante o feriado. Na região também foi registrada queda de granizo. Em Giruá, no noroeste gaúcho, uma mulher morreu e cerca de 60 pessoas ficaram feridas em decorrência da chuvarada.

O prognóstico para as próximas horas não é animador. O aviso de tempestade do Inmet tem grau de severidade laranja, que significa perigo, e tem vigência até as 19 horas. De acordo com o comunicado, há risco de chuva intensa entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e que queda de granizo. Também não se descarta corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Defesa Civil também alerta para chuva e ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo em grande parte do Estado. As regiões afetadas serão a metropolitana de Porto Alegre, centro, nordeste, noroeste, sudoeste.

Instruções do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade