O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para uma tempestade que devem atingir parte do Rio Grande do Sul. O aviso, que começou a valer a partir das 10h13 desta sexta-feira (19), também é direcionado a Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Mato Grosso do Sul.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De cor laranja, o alerta do órgão atenta para um cenário de perigo que pode ser causado pela passagem do fenômeno. A sinalização é válida até o meio-dia de domingo (21).
O acumulado de chuva deve ficar entre 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 a 60 milímetros por dia. Devem ser registrados ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No Estado, o mau tempo deve atingir as regiões Noroeste, Nordeste, Centro Oriental, Centro Ocidental e Sudoeste.
?? #Atenção: Previsão de tempestade, entre hoje (19) e o próximo domingo (21), em áreas do MS, SP, MG, ES, RJ, RS, SC e em todo o estado do PR.
???? Confira o aviso laranja (perigo) ???? https://t.co/UAWAnTI5cu
+???? pic.twitter.com/fNSZzPUCeB
— INMET (@inmet_) January 19, 2024
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM