O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (28) um alerta de perigo para uma onda de frio no Estado. O aviso meteorológico é válido até terça-feira (2) e, conforme a Metsul, um ar frio de origem polar vai trazer temperaturas muito abaixo da média e madrugadas geladas.
Os dias mais frios devem ser entre as madrugadas de domingo (30) e segunda-feira (1º), quando as minímas podem ser negativas em diversos municípios gaúchos. Em Gramado, na Serra, os termômetros tendem a ficar abaixo de zero já neste sábado (29), com a mínima de -1°C e máxima de 11°C. No domingo, ainda mais frio, com a possibilidade de temperaturas entre os -2°C pela manhã e 9°C no turno da tarde.
Já no Vale do Sinos, os dias também serão de frio extremo, no entanto, mais “quente” que a Serra. No sábado a mínima será de 5°C em Novo Hamburgo, com máxima de 13°C. No domingo, a previsão é de 2°C pela manhã e 12°C durante a tarde. O sol deve predominar na região metropolitana, sem registros de chuva.
Geadas
Segundo a meteorologista Estael Sias, a primeira onda de frio do ano trará geada generalizada no Estado. O fenômeno deve atingir primeiramente áreas do Oeste, Centro e no Sul do Rio Grande do Sul. Já no domingo, a geada será mais ampla, atingindo a região metropolitana e também o litoral norte.
A geada pode ainda causar perdas ou danos no setor horifruti gaúcho, já abalado pelas enchentes no mês de maio. Em regiões de relevo, o fenômeno tende a ser severo, com formação de “agulhas de gelo”.
LEIA TAMBÉM