abc+

BOLHA DE CALOR

PREVISÃO DO TEMPO: Início da semana terá continuidade da onda de calor, chuva e temporais

Neste domingo, onda de calor completou onze dias no Rio Grande do Sul

Laura Rolim
Publicado em: 11/02/2024 às 21h:47 Última atualização: 11/02/2024 às 22h:12
Publicidade

A onda de calor completou, neste domingo (11), onze dias no Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. Com cidades registrando temperaturas perto da casa dos 40°C neste final de semana, o portal informa sobre a possibilidade de virada no tempo nos próximos dias

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Calor deve seguir durante a semana | abc+



Calor deve seguir durante a semana

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Chuva e temporais devem se somar à onda de calor com precipitação irregular. “A MetSul Meteorologia projeta para este começo de semana um aumento da instabilidade no estado gaúcho, o que fará com que chova em maior número de locais e com possibilidade de alguns temporais”, informam.

O evento é resultado do calor intenso, que forma nuvens carregadas com chuva. Segunda (12) e terça-feira (13) serão dias com registros de chuvas no Rio Grande do Sul. Projeta-se um aumento da instabilidade no Estado por conta da maior umidade e da atuação de uma frente fria, o que vai levar chuva a todas as regiões, apesar da grande variabilidade de volumes.

O risco de temporais

Segundo o portal, a atmosfera está aquecida e a temperatura muito elevada, o que agrava o risco de tempestades localizadas, especialmente de chuva forte e vento. “Não é, contudo, uma condição que se assemelhe ao evento de 16 de janeiro, que teve vendavais intensos em muitas cidades do interior e na capital. Ocorrência de tempo severo tendem a ser mais pontuais desta vez”, garantem.

Temperaturas devem seguir altas na segunda

Nesta segunda-feira, as temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 39°C no Sul, Noroeste, Norte, Centro, vales e região metropolitana. A tendência é de que a partir da terça-feira as temperaturas subam menos em comparação aos dias anteriores, devido ao retorno das instabilidades.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade