DE RENGUEAR

PREVISÃO DO TEMPO: Geada pode ser registrada no RS com formação de corredor polar nos próximos dias

Após início do inverno com calor, frio deve se intensificar no Estado

Publicado em: 26/06/2024 15:48
Última atualização: 26/06/2024 15:49

O frio chegou para ficar no Rio Grande do Sul. Após o primeiro final de semana do inverno ter sido marcado pelo calor, com máximas de 30°C e 26°C, uma massa de ar frio com origem polar vai avançar pelo Estado. Conforme a Metsul Meteorologia, antes represado na Patagônia da Argentina e no Sul do Chile, onde provocou quantidades recordes de neve, o frio se desloca para o Brasil.


Geada deve ser registrada nos próximos dias no RS Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O fenômeno denominado Oscilação Antártica, explica a meteorologista Estael Sias, impacta diretamente nas temperaturas registradas no hemisfério Sul, assim como na chuva. Mas, do que se trata? Segundo a especialista, conforme a mudança no cinturão de vento, se contraindo ou expandindo, o cenário de ingresso de ar frio é modificado.

Sendo assim, com a expansão desse cinturão, se forma o chamado “corredor polar”, favorecendo maior frequência de massas de ar frio. Isso agrave o potencial de ar mais gelado no continente Sul-Americano. Portanto, nos próximos 15 dias a tendência é que a passagem do ar polar deixe as temperaturas baixas, inclusive com a formação de geada no Estado.

Nesta quinta-feira (27), a mínima deve ser de 7°C no Vale do Sinos. Já na sexta-feira (28), a previsão é de 8°C pela manhã e 16°C à tarde. O final de semana será ainda mais gelado, com os termometros marcando 5°C no sábado (29) e 2°C no domingo (30).

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas