O Sul do Brasil será novamente alcançado pela fumaça das queimadas da Amazônia. O corredor de fuligem estará sobre o Rio Grande do Sul entre esta terça-feira e a quarta-feira (4).
A MetSul Meteorologia diz que os modelos meteorológicos projetam que o denso corredor de fumaça vai avançar para o Oceano Atlântico e depois para o Norte, em direção ao Sudeste do Brasil.
Análise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais aponta que satélites identificaram mais de 3 mil focos de calor em um intervalo de 24 horas, entre as 21 horas de domingo e as 21 horas de segunda-feira na Amazônia.
A MetSul explica que o corredor de fumaça será trazido para o Sul por uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina no Sul da Amazônia e desce até o território gaúcho.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Fumaça pode afetar a qualidade do ar no RS?
“Diferentemente da região amazônica, onde a fumaça atua mais perto da superfície e traz piora da qualidade do ar com problemas respiratórios para a população local, no Sul do Brasil está em suspensão na atmosfera. Por isso, seus efeitos se percebem pelo tom mais acinzentado do céu com aspecto fosco e ainda por cores realçadas do sol ao amanhecer e no fim da tarde”, diz a MetSul.
Excepcionalmente, conforme a MetSul, a fumaça vinda do Norte pode descer a altitudes menores e prejudicar a qualidade do ar de forma mais significativa no RS.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags