abc+

RIO GRANDE DO SUL

PREVISÃO DO TEMPO: Frio vai dar trégua? A resposta é não! Saiba motivo de dias congelantes

Além da permanência de dias congelantes, a chuva retorna ao RS ainda nesta semana; veja projeção dos meteorologistas

Nadine Funck
Publicado em: 02/07/2024 às 17h:23
Publicidade

O Rio Grande do Sul enfrenta a primeira onda de frio do ano, com temperaturas abaixo de 0°C em algumas localidades. O que é um convite para visitar a Serra gaúcha, pode se tornar um desafio durante os dias úteis. Afinal, levantar pela manhã com temperaturas congelantes pode se tornar muito mais difícil.

Geada em Sobradinho, Vale do Rio Pardo  | abc+



Geada em Sobradinho, Vale do Rio Pardo

Foto: Iara Puntel/ Especial

Esta terça-feira (2) foi o quarto dia de mínimas negativas e, para quem já matou as saudades do inverno e esperava um veranico, deve ter um pouco mais de paciência, porque as projeções dos meteorologistas indicam que as temperaturas congelantes decorrentes dessa mesma onda de frio devem permanecer, pelo menos, até a metade de julho.

Dados da MetSul Meteorologia indicam que haverá manutenção das temperaturas muito baixas, principalmente no oeste e no sul gaúcho, no restante desta semana. Além das mínimas muito baixas, há, novamente, a possibilidade de geada. 

E a previsão de chuva?

Além da permanência do frio, há retorno da instabilidade ao Estado. Conforme os meteorologistas, o aumento de nuvens entre esta quarta (3) e quinta (4) vai levar à ocorrência de precipitação do centro ao norte do RS. 

Nesta quarta, a tarde deve ser mais amena na maioria dos municípios. As mínimas devem se elevar bastante no oeste e no sul gaúcho, mas as noites devem ser frias.

O retorno da chuva deve manter as máximas baixas na tarde de quinta em diversas cidades do centro, sul e leste do Estado, enquanto que no noroeste e no norte, as máximas devem ficar acima da média.

Frio no fim de semana?

A sexta-feira (5) deve ser marcada pelo reforço do ar frio no Rio Grande do Sul, com temperaturas muito abaixo da média na metade sul, onde, mesmo durante a tarde, terá máximas a redor ou abaixo dos 10°C em algumas localidades.

Além da região, quase todo o Estado terá uma tarde gelada – com exceção de cidades mais ao norte, perto da divisa com Santa Catarina.

No fim de semana, as temperaturas voltam a ficar congelantes, o que significa que podem ser semelhantes ao que foi visto nos últimos dias de junho.

As tardes de sábado (6) e domingo (7) imitam a sexta, com temperatura muito baixa na maioria das localidades, abaixo ou pouco acima dos 10ºC na maior parte dos municípios gaúchos. Há previsão de muitas nuvens com garoa e chuva nos Aparados e na Serra.

Onde estará mais gelado?

Durante o primeiro fim de semana de julho, as menores mínimas devem ser registradas no oeste e no sul, como na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do sudeste, onde haverá o registro de mínimas abaixo de zero.

Frio se mantém na próxima semana?

A resposta é sim. A meteorologista Estael Sias explica que a tendência é de que ocorra um aquecimento maior no Paraná, enquanto que a temperatura seguirá abaixo ou muito abaixo da média em boa parte do Rio Grande do Sul até, pelo menos, a metade do mês. 

“Nesse sentido, a semana que vem manterá o padrão de tempo frio no Rio Grande do Sul com predomínio de dias de temperatura baixa”, salienta. Ou seja, serão vários dias com frio tanto à tarde quanto à noite em Porto Alegre e no interior.

No sul gaúcho, na Campanha e na fronteira com o Uruguai, a semana que vem promete ser novamente gelada. O período entre o domingo e a quarta-feira da semana que vem (10) será o de menor temperatura nestas regiões, com madrugadas gélidas e tardes frias.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade