ALÍVIO
PREVISÃO DO TEMPO: Frio e tempo firme devem permanecer por mais dias no RS; confira
Confira como fica o tempo neste fim de semana
Última atualização: 30/05/2024 21:40
A influência de um centro de alta pressão, acompanhado de uma massa de ar frio que ingressou no Rio Grande do Sul nesta semana, fazendo com que as temperaturas caíssem bruscamente, devem manter o tempo firme no território gaúcho.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a MetSul Meteorologia, a sexta-feira (31) terá sol e nuvens no Estado. "Novamente, bancos de nevoeiro e nuvens baixas formados por inversão térmica são esperados em vários pontos do estado, especialmente no Centro e no Leste gaúcho, entre a madrugada e de manhã, dissipando-se após", ressaltam os especialistas.
Marcas abaixo de 10°C devem ser registradas ao amanhecer na maioria das cidades. Na área de São José dos Ausentes, nos Aparados da Serra, o dia deve amanhecer com temperaturas entre 0°C e -1°C. Durante a tarde, as máximas devem ficar entre 17°C e 20°C em grande parte do território gaúcho.
O sol vai predominar no Estado durante o sábado (1º). Pelo terceiro dia seguido, haverá a formação de nuvens baixas e nevoeiro em vários pontos entre a madrugada e de manhã, dissipando-se depois. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar de 10°C a 21°C.
No domingo (2), ainda que haja presença de nuvens esparsas, o sol seguirá prevalecendo. Permanece, também, a possibilidade de nuvens baixas, neblina e nevoeiro entre a madrugada e de manhã. O dia deverá começar menos frio e pela tarde a temperatura será agradável. Na capital, as marcas devem ficar entre 13°C e 25°C.
A MetSul destaca que a trégua da chuva, com tempo favorável para a reconstrução do Estado, deve permanecer a longo prazo, segundo analises em dados de modelos numéricos.
O modelo europeu (ECMWF) indica chuva muito escassa no território gaúcho nos próximos dez dias. Em Porto Alegre, esse sistema aponta que apenas na segunda-feira (3) há chance de chuva, com baixos volumes, na passagem de uma frente fria com pouca atividade pelo Estado.
Já o modelo norte-americano GFS mostra um cenário bem semelhante. Ele indica pouca chuva no Rio Grande do Sul nos próximos 15 dias, com acumulados de precipitação muito baixos e até escassos em pontos da metade Oeste.