BLOQUEIO ATMOSFÉRICO

PREVISÃO DO TEMPO: Frente fria traz retorno da chuva ao RS com risco de transtornos

Sábado nublado terá volta da instabilidade; veja o que esperar dos próximos dias

Publicado em: 15/06/2024 09:45
Última atualização: 15/06/2024 09:51

Depois duas semanas de tempo firme e temperaturas altas, o sábado (15) já começou com o prelúdio da chuva: tempo nebuloso e ausência de sol na região metropolitana.


Frente fria traz frio e retorno da chuva ao RS com risco de transtornos Foto: Fotos Públicas

Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria já provoca essa mudança no tempo no Rio Grande do Sul, e ainda hoje vai trazer precipitação para a maior parte do Estado. O fenômeno avança para norte do RS com instabilidade e queda das temperaturas.

Essa chuva já atinge o sul gaúcho desde o começo do dia. No decorrer das horas, o sol pode até aparecer entre nuvens em algumas áreas, mas a nebulosidade já era predominante em boa parte do RS pela manhã. Os meteorologistas explicam que este sábado será um dia de "baixos volumes no geral".

Quanto chove no RS no domingo?

No dia seguinte, no entanto, a chuva será ampla e forte em vários pontos, com registros que podem variar entre 50mm e 100mm, com pontos que podem ser isoladamente maiores. A grande Porto Alegre e o centro do Estado estão entre as áreas que podem ter chuva forte.

O que esperar do tempo no RS no começo da semana?

Na segunda-feira (17), essa instabilidade mais intensa afetará o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, com volumes que podem ser muito elevados no noroeste gaúcho.

E os volumes de chuva?

Assim como entre o fim de abril e o começo de maio, chuvas que causaram a maior catástrofe do Estado, um bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil vai manter a instabilidade retida por dias sobre o RS. Apesar disso, a MetSul afirma que os volumes não serão tão expressivos como no mês passado. 

No entanto, a população deve ficar atenta porque, como ainda há uma grande quantidade de entulho e lixo pelas ruas, essa chuva pode provocar transtornos. Além disso, a meteorologista Estael Sias explica que a quantidade esperada é suficiente para causar alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e prejuízos adicionais para o campo gaúcho.

Os mapas indicam que, entre este sábado e o meio da semana que vem, pode chover mais de 100 mm em muitos pontos do Estado, mas com marcas acima de 200 mm em alguns locais da metade norte e até de 250 mm ou 300 mm no noroeste.

Elevação dos rios

Rios como Jacuí, Taquari e Uruguai, dentre outros, terão aumento de nível, mas a MetSul garante que não se aproximarão das cotas máximas de maio.

O mesmo deve ocorrer com o Guaíba, que deve se elevar com chuva e vento do quadrante Sul. Também não se projeta repetição de cotas extremas observadas no começo do mês passado.

O Rio Uruguai no noroeste será a exceção, já que os volumes na região serão mais altos desta vez, em comparativo com o fim de abril e no começo de maio. "Naquele episódio, o Uruguai encheu pelas águas que recebe do Ibicuí – que vem do centro do Estado –, no trecho entre Itaqui e Uruguaiana, mas, desta vez, toda a fronteira oeste estará sob risco pela chuva forte a excessiva no noroeste e no norte do RS."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas