Uma frente fria vai mudar o tempo a partir desta terça-feira (1º) e causará temporais em todo o Rio Grande do Sul. A chuva já atinge o Sul do Estado pela manhã, mas o sol aparece entre nuvens nas demais regiões, onde a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça das queimadas da Amazônia. Com a atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte em pontos isolados.
No decorrer da terça, a frente vai migrar e alcançar a Grande Porto Alegre entre a tarde e a noite. Na quarta-feira (2), a instabilidade seguirá sobre a Metade Norte do RS e trará chuva também para pontos de Santa Catarina e do Paraná.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Saiba como fica o tempo em outubro no RS
Segundo a MetSul Meteorologia, a passagem desta frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto de 50 mm, sobretudo na Metade Norte. “Não haverá acumulados excessivos ou extremos, assim não se espera uma repetição do que se viu na semana passada na Metade Sul, quando caíram mais de 300 mm em algumas localidades”, explica a MetSul.
A quinta-feira (3) já será de sol na maioria das cidades gaúchas e o tempo firme vai seguir até o fim de semana.
LEIA TAMBÉM