INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Frente fria avança e próximas horas no RS devem ter chuva, vento e granizo
Segundo a MetSul Meteorologia, todas as regiões gaúchas terão chuva com possibilidade de tempo severo
Última atualização: 19/09/2024 20:17
Entre a noite desta quinta-feira (19) e o começo de sexta (20), uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, todas as regiões gaúchas terão chuva com possibilidade de tempo severo, mas não há previsão de tempestade em todas as cidades.
Inicialmente, a chuva deve afetar áreas mais ao sul e oeste do Estado. No decorrer da madrugada, contudo, a instabilidade avança para as demais regiões, incluindo a metropolitana.
Dados de precipitação indicam chuva entre 20 e 50 milímetros na maior parte do território gaúcho. No entanto, em alguns pontos localizados, as marcas podem ser de 50 a 80 milímetros. Apesar do risco de alagamentos em áreas urbanas por conta dos altos volumes em curto intervalo, não é necessário se preocupar com cheias e rios, destaca a MetSul.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul tem cinco alertas do Inmet para risco de tempestade
"A probabilidade de que ocorram temporais isolados na passagem da frente fria é muito alta. Diferentes pontos do Rio Grande do Sul podem ter nas próximas horas queda de granizo e/ou vendavais, e isoladamente alguns temporais podem ser fortes a mesmo severos", afirma o portal de informações meteorológicas.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
As rajadas de vento na maioria dos locais deve ficar, em média, entre 60 e 90 quilômetros por hora. De forma localizada, porém, podem chegar perto ou acima dos 100 quilômetros por hora. Ainda, há possibilidade, por conta da presença de uma corrente de jato em baixos níveis, de episódios de ventos severos extremamente localizados, como tornados ou microexplosões.
VEJA TAMBÉM: Queda de granizo na Argentina anuncia aproximação de tempestade do RS
O cenário indica grande probabilidade de impacto na rede elétrica. É provável, também, a ocorrência de danos e transtornos como destelhamentos, quedas de postes e árvores.