Um centro de baixa pressão se aprofunda no Noroeste do Rio Grande do Sul no início desta quarta-feira (26) e avança, pela metade Norte, para o Leste gaúcho, onde alcançará o mar e se converterá em um ciclone extratropical. Por conta disso, o dia terá nuvens, chuva, garoa, vento e frio, segundo a MetSul Meteorologia.
Com exceção das áreas mais ao Oeste, esse sistema deverá provocar chuva em todas as regiões do Estado, podendo ser de moderada a forte em algumas localidades, principalmente entre a Serra e o litoral norte. Contudo, em pontos como Noroeste, Centro, Oeste e o Sul, o sol vai aparecer entre nuvens ao longo do dia.
Os volumes, no entanto, não devem ser tão altos: a maioria das cidades deve ter entre 10 e 30 milímetros de chuva. Já na Serra, algumas localidades poderão registrar de 30 a 50 milímetros, ou mesmo marcas isoladamente superiores.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Com a formação do ciclone na costa, os ventos se intensificarão durante o dia. As rajadas mais fortes deverão ter, em média, 50 a 70 quilômetros por hora, podendo ser superiores em algumas áreas. Ainda, o fenômeno impulsionará ar frio para o Estado, e com nebulosidade e chuva, o dia terá temperatura baixa até à tarde, com o vento forte a sensação de frio.
“A maioria das cidades gaúchas terá temperatura à tarde apenas entre 12°C e 15°C. Nas áreas de maior altitude, os termômetros devem marcas menos de 10°C em diversos municípios à tarde”, destaca a MetSul.
Assim, o ar mais seco e frio impulsionado pelo ciclone na costa trará muito frio para o território gaúcho também no começo da quinta-feira (27). No Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado, onde a atmosfera estará mais seca, o frio será ainda mais intenso, havendo chance de geada e de marcas negativas em alguns pontos.
LEIA TAMBÉM