Um ciclone extratropical vai se formar e se intensificar sobre o Oceano Atlântico, a Leste do Sul do Brasil, durante esta sexta-feira (8), conforme projeta a MetSul Meteorologia. O fenômeno vai impactar o sistema na costa, principalmente em estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, nesta sexta e no fim de semana.
Os dados de modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que o centro do ciclone extratropical vai estar em coordenadas a Leste do Rio Grande do Sul no começo da sexta-feira. No decorrer do dia, o fenômeno estará em processo de afastamento do continente e com tendência de aprofundamento.
“A frente fria associada ao ciclone vai avançar no decorrer da sexta-feira pelo Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, o que vai reforçar a instabilidade em estados das duas regiões do Centro do Brasil”, explica a agência climática.
LEIA TAMBÉM: Inmet emite novo alerta para o Rio Grande do Sul
Já no sábado (9), o ciclone deverá estar mais distante do Brasil, em alto mar no Atlântico. Por outro lado, a frente fria associada ao sistema seguirá afetando o Sudeste e parte do Centro-Oeste. No domingo (10), com o fenômeno já bem distante do País, a frente fria associada se desloca mais para o Norte e vai chegar a áreas do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, reforçando a instabilidade nestas áreas.
A frente fria associada ao ciclone traz um elevado risco de chuva isoladamente intensa nesta sexta-feira para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Já no sábado, os estados com maior potencial de chuva localmente intensa são Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
“O maior risco neste ciclone é a instabilidade que vai reforçar no Centro do Brasil com chuva que localmente será forte a inundações, mas haverá vento. Como não se trata de um ciclone muito profundo, com pressão pouco abaixo de 1000 hPa, o vento não deve ser muito intenso”, destaca a MetSul.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve ficar mais ventoso na região leste durante a noite desta quinta (7) e a madrugada de sexta-feira. As rajadas, contudo, devem ser de 50 a 70 quilômetros por hora, sem grandes riscos.
Em parte da sexta, o vento se intensifica no leste de Santa Catarina, com rajadas também em média de 50 a 70 quilômetros por hora, e isoladamente superiores na costa. Na capital, Florianópolis, pode ter algumas rajadas fortes.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags