O Rio Grande do Sul é afetado por uma intensa corrente de jato em baixos níveis no começo deste sábado (11). Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno precede uma forte instabilidade associada a uma frente fria que avança do Uruguai para o Sul gaúcho. Com isso, é esperada chuva localmente forte a intensa e temporais isolados hoje.
Por conta do jato em baixos níveis, algumas cidades do RS registraram calor de 30°C no final da madrugada. As áreas afetadas pelo calor e ventania no começo do sábado ficam no Centro gaúcho, em municípios como Santa Maria.
O Oeste e o Sul do RS também foram atingidos pelo fenômeno. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Mostardas registrou rajada de 92 km/h na madrugada.
Os efeitos do jato em baixos níveis, explica a MetSul, é a formação de nuvens carregadas responsáveis por chuva forte e temporais isolados que avançam, na segunda metade do dia, para a Metade Norte do Estado. Podem, ainda, ocorrer epísódios severos em alguns locais, queda de granizo e vendaval.
O que é jato em baixos níveis
“Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera”, descreve a empresa.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags