RIO GRANDE DO SUL

PREVISÃO DO TEMPO: Entenda diferenças e semelhanças entre ciclone extratropical e tempestade subtropical Yakecan

Ciclone em formação entre Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina vai provocar chuva e vento forte nesta sexta-feira

Publicado em: 15/06/2023 20:34
Última atualização: 23/06/2024 22:36

A chuva registrada ao longo desta quinta-feira (15) na região entre Porto Alegre, Serra e Litoral Norte do Rio Grande do Sul vai aumentar e ganhar a companhia do vento forte entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (16). MetSul Meteorologia e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para o risco de estragos.


Ciclone extratropical em formação na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/MetSul

A explicação para o mau tempo está em um ciclone extratropical que ganha força entre o Litoral Norte do RS e o Sul de Santa Catarina. Segundo a meteorologista Estael Sias, é o mais forte desde a passagem, em maio do ano passado, da tempestade subtropical Yakecan.

Estael explica que, diferentemente de Yakecan, que era um ciclone atípico (subtropical), este ciclone é mais comum no inverno gaúcho e se origina de baixa pressão vinda do Sudeste do Brasil. "A sua trajetória, assim como em Yakecan, entretanto, é incomum porque se tratará de uma baixa retrógrada que vai avançar de Leste para Oeste rumo ao continente", resume.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas