MUITA CHUVA

PREVISÃO DO TEMPO: Defesa Civil emite alertas de risco de temporal e inundação no RS; confira

Prognóstico indica que nos próximos dias o acumulado de chuva pode chegar a 300 milímitros em parte do território gaúcho

Publicado em: 22/09/2024 20:39
Última atualização: 23/09/2024 07:21

Depois de um dia de calor intenso, o avanço de uma frente fria vai trazer nova instabilidade ao Rio Grande do Sul. Com isso, a Defesa Civil gaúcha emitiu alertas para risco de temporais e de inundações para parte do território gaúcho

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Alerta é de chuva com granizo em cidades do RS neste início de semana


Regiões do Estado tem alertas de temporais e inundações Foto: Daniel Passos/Especial

Conforme o órgão estadual, entre a noite deste domingo (22) e a manhã da segunda-feira (23) pode haver temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo, além de chuva com intensidade moderada a forte. Esse aviso meteorológico é válido para região Sul do Estado até as 10 horas desta segunda. 

O prognóstico do tempo indica que nos próximos dias o acumulado de chuva pode chegar a 300 milímitros na Campanha e no Sul. Diante desse cenário, a Defesa Civil também divulgou um aviso de risco hidrológico, com classificações laranja (inundação) e amarelo (situação de alerta). 

Os solos estão mais úmidos em relação a períodos anteriores por conta da instabilidade que atingiu o território gaúcho no final da semana passada. A Defesa Civil afirma que a situação hidrológica está próxima a normalidade, mas com pequenos aumentos nos níveis dos rios por conta do episódio recente de chuvas. 

Sendo assim, com previsão de chuvas fortes até quarta-feira (25), o alerta de inundações é para os rios Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão e arroios do sul. Com alto volume previsto pode haver elevação dos rios, inundações e alagamentos em áreas urbanas. 

Já as regiões que estão na área classificada pela cor amarela do aviso hodrológico do órgão estadual, são os municípios das bacias da região Sul:  Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Médio. Nessas localidades, pode haver elevação de arroios e rios menores, com chance de inundações e alagamentos urbanos em áreas de chuvas intensas. 

E como fica na região 

Nesta segunda-feira, conforme aviso da Defesa Civil, pode haver temporais pontuais na região metropolitana de Porto Alegre, incluindo o Vale do Sinos. Os acumulados de chuva podem chegar a 100 mm/dia e as rajadas de vento podem atingir 75 km/h. 

A MetSul Meteorologia explica que a frente quente que se formou nesta segunda no Oeste e no Sul gaúcho e a nebulosidade aumento na região metropolitana. "Parte da instabilidade da frente quente deve se estender ao Leste do estado e alcançar pontos da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte", afirma a empresa especializada. 

O prognóstico indica que nessas áreas pode ter períodos com chuva intercalados com aberturas e ar abafado, não se afastando a possibilidade de raios e granizo. 

Nos vales do Sinos e Caí as temperaturas oscilam entre 20ºC e 29ºC, enquanto no Paranhana deve ter a mesma mínima, mas a máxima por lá será de 30ºC. Conforme a MetSul, na Serra as marcas variam entre 15ºC e 30ºC e na região metropolitana da Capital e no litoral norte ficam entre 20ºC e 28ºC. A qualidade do ar será moderada e índice ultravioleta baixo. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas