A semana que começou com temperaturas amenas e até fez calor em alguns pontos do Rio Grande do Sul vai terminar com instabilidade. Além disso, os gaúchos devem ficar atentos para o risco de temporais e alagamentos, pois a Defesa Civil estadual emitiu alertas no fim da tarde desta terça-feira (17).
Conforme o aviso meteorológico, na quinta-feira (19), véspera de feriado, devido ao aumento da umidade ao Norte e a uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, o Estado deve ter chuva forte e temporais na região metropolitana de Porto Alegre, Vales, Noroeste, Missões, Centro, Sul e Costa Doce.
Leia mais: PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa aguarda os gaúchos nos próximos dias; veja detalhes
Ainda de acordo com o prognóstico, as tempestades devem ser acompanhadas de descargas elétricas, granizo, ventos fortes entre 70 e 90 km/h, mas que podem ultrapassar de 100 km/h, isoladamente, na fronteira com o Uruguai e na região Oeste gaúcha.
“À noite, as tempestades se espalham pela Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com acumulados de 40 a 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha, Missões e Noroeste gaúcho, e de 10 a 25 mm/dia nas outras áreas”, diz trecho do comunicado da Defesa Civil.
Veja também: PREVISÃO DO TEMPO: Chuva ou tempo seco? O que a previsão do tempo indica para o fim de setembro no RS
Na sexta-feira (20), feriado que celebra a Revolução Farroupilha, entre a madrugada e a manhã, a frente fria segue avançando pelo Estado, com chuvas de moderadas a forte para a metade Norte, Centro e região metropolitana da Capital.
No período da tarde, chove moderadamente no Noroeste, Norte e Nordeste gaúcho, com acumulado de até 35mm/dia no Norte e 20mm/dia nas demais regiões. “Ventos fortes de 40 a 60 km/h permanecem em grande parte do Estado”, indica o órgão.
A Defesa Civil avisa que a frente fria deve se afastar no sábado (21), quando o tempo deve ficar firme na maior parte do território gaúcho, com possibilidade de chuviscos no Norte e Noroeste à tarde. Ventos na metade Sul devem ser mais fortes, entre 40 e 50 km/h.
Risco de alagamentos e elevação de rios
Além dos temporais, o volume de chuva previsto também pode trazer transtornos ao RS, segundo a Defesa Civil. Há possibilidade de alagamentos pontuais e elevação do nível e risco de inundações de córregos, arroios e pequenos rios.
Por conta disso, o órgão emitiu um comunicado de risco hidrológico, válido para quinta e sexta-feira. O aviso é classificado pela cor amarela, que indica justamente o estado de alerta. A medida abrange todo o Estado.
Confira: 20 de setembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda
“Este alerta indica o risco de elevação dos níveis em arroios e rios menores, que podem transbordar, além de possíveis alagamentos em áreas urbanas. Esses problemas são mais prováveis em locais onde as chuvas forem intensas e concentradas em curto período”, diz trecho do aviso.
A Defesa Civil orienta que pessoas que moram em regiões com históricos de alagamentos ou inundações, fiquem atentas e busquem informações sobre o plano de contingência da sua cidade. Em caso de emergência a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Brigada Militar (190).
LEIA TAMBÉM