APÓS CALOR
PREVISÃO DO TEMPO: Defesa Civil e Inmet emitem alertas para risco de tempestade no RS; confira
Avanço de frente fria contribui para virada no tempo nas próximas horas; saiba o que esperar
Última atualização: 03/04/2024 22:11
Após a quarta-feira (3) com registro de calor acima da média para abril em algumas localidades do Rio Grande do Sul, o avanço de uma frente fria vai mudar o tempo no território gaúcho. Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema frontal traz chuva localmente forte com raios e ainda temporais em pontos isolados que têm início a partir desta noite pelo oeste e sul do Estado.
Na noite desta quarta, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para risco de tempestade. Conforme o comunicado que tem validade até as 10 horas desta quinta-feira (4), na região metropolitana de Porto Alegre, metade sul, noroeste, Missões e centro do Estado pode ter chuva e vento pontualmente fortes, com descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas para o risco de temporais. O primeiro, publicado durante a tarde, é classificado pela cor laranja, que significa que o grau de severidade é de perigo. De acordo com esse aviso, que tem validade também até as 10 horas da quinta, pode ter chuva entre 50 e 100 mm/dia e rajadas de vento de até 100 km/h, além de possibilidade de queda de granizo.
O comunicado ainda diz que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Ele é valido para o sudoeste, sudeste e centro ocidental do Estado.
O segundo alerta, divulgado na noite desta quarta-feira pelo Inmet, é classificado pela cor amarela, que significa que o grau de severidade é de perigo potencial. Com isso, pode ter chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. De acordo com o aviso, na área da sua abrangência é baixo o risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galho de árvores e estragos em plantações.
Esse alerta é válido até o meio dia desta quinta e abrange a região metropolitana de Porto Alegre, centro ocidental, noroeste, sudoeste, sudeste e centro oriental do RS.
A recomendação é para que durante a tempestade a população retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas. Em caso emergência ligue para o Corpo de Bombeiros (193), Brigada Militar (190) ou entre em contato com a Defesa Civil da sua cidade.