abc+

INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: Defesa Civil alerta para tempestades no RS; veja como será o fim de semana

Chuva é esperada para parte do Estado ainda na noite desta sexta-feira

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 05/04/2024 às 19h:20 Última atualização: 05/04/2024 às 19h:22
Publicidade

Um fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil, aliado a uma área de baixa pressão, retorna ao Rio Grande do Sul e traz previsão de chuva com ventos pontualmente fortes, acompanhados de descargas elétricas e eventual queda de granizo, para a noite desta sexta-feira (5) e para o sábado (6).

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Chuva é esperada para parte do Estado ainda na noite desta sexta-feira | abc+



Chuva é esperada para parte do Estado ainda na noite desta sexta-feira

Foto: Inézio Machado/GES-Arquivo

Segundo a Sala de Situação do RS, as regiões mais afetadas devem ser Oeste, Missões, Noroeste e áreas próximas ao Centro do Estado. Nesses pontos, os volumes de chuva devem ser de 15 e 40 milímetros por dia.

Além disso, ventos associados aos temporais podem chegar a até 80 quilômetros por hora. Também são esperadas rajadas em praticamente todo o território gaúcho, que podem oscilar entre 30 e 50 quilômetros por hora.

Tempestade no domingo

Durante a madrugada e manhã de domingo (7) as tempestades devem se intensificar e se espalhar por praticamente todo o Estado. Isso ocorrerá devido ao deslocamento de uma região de baixa pressão, que vai reforçar o fluxo de umidade vindo do Norte do País. Em áreas das Missões, Centro, Costa Doce, Nordeste, região metropolitana e vales, o volume de chuvas pode passar dos 100 milímetros por dia.

A tendência é que o tempo volte a firmar em grande parte do Estado ao longo da segunda-feira (8), por conta da atuação de uma massa de ar seco.  

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Defesa Civil do RS alerta para o risco de transtornos associados ao tempo severo. Conforme o órgão, pode haver alagamentos pontuais nos perímetros urbanos e rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas.

Com isso, a orientação é para que a população que mora em áreas com histórico de alagamento, fique atento, adote medidas de prevenção e busque informações sobre abrigos públicos e vias de acesso alternativas com a Defesa Civil municipal.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade