O inverno começou há alguns dias, mas as temperaturas estão quentes para a estação. Porém, a previsão é de frio rigoroso nos próximos dias. Já nesta segunda-feira (24) as máximas não vão ultrapassar 16°C na Grande Porto Alegre. As mínimas serão alcançadas à noite, quando os termômetros podem registrar menos de 10°C na região metropolitana.
Duas massas de ar frio
Segundo a MetSul Meteorologia, a queda na temperatura será causada por uma massa de ar frio que vai atingir o Sul do Brasil. No fim da semana, uma segunda massa de ar frio atuará sobre o Estado e com maior intensidade. Assim, o RS terá um período prolongado de temperaturas baixas. A previsão é que sejam registradas as temperaturas mais baixas deste ano no fim da semana.
Ainda neste domingo, ar mais frio começa a ingressar pelo Sul do RS e se intensifica ao longo da segunda-feira com vento Sul e temperaturas mais baixas. Faz frio na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul. Na Metade Norte gaúcha o frio não será muito intenso.
Na madrugada de terça-feira (25) pode ter geada em pontos da Serra, Campanha e fronteira com o Uruguai, onde os termômetros podem registrar entre 1°C e 3°C.
Ciclone
Até quarta-feira (26), o tempo ainda não ficará firme. A tendência é de chuva forte devido a um centro de baixa pressão que vai avançar para o RS. Essa baixa pressão vai avançar para o oceano e se tornar um ciclone, mas distante da costa, sem oferecer risco. Esse ciclone impulsionará ar mais frio e seco, o que fará com que o frio se propague e o sol apareça entre nuvens na quinta-feira (27).
Uma segunda massa de ar frio, com origem polar, avança na sexta-feira (28) da Argentina e do Uruguai para o Sul do Brasil e será acompanhada por uma frente fria que vai trazer chuva ao longo do dia em diversas regiões.
Julho começa com temperaturas negativas
As temperaturas mais baixas são esperadas no próximo fim de semana. O frio persistirá no dia 1º de julho, com mínimas muito baixas e de forma mais generalizada no Sul do Brasil, “inclusive com marcas abaixo de zero em um grande número de localidades”, diz a MetSul. Na virada entre junho e julho, do dia 30 para o dia 1º, pode ter geada em muitas cidades gaúchas.
LEIA TAMBÉM