INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Como será o episódio de chuva deste fim de semana no Rio Grande do Sul
MetSul alerta para o risco de precipitação volumosa e chance de alagamentos no Estado nas próximas horas
Última atualização: 08/03/2024 10:04
A manhã desta sexta-feira (8) foi marcada por pancadas de chuva em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Onde ainda não choveu, a nebulosidade predomina. Em Canoas e em Porto Alegre, moradores foram surpreendidos por um belo arco-íris no início do dia.
A MetSul Meteorologia explica que a sexta-feira será chuvosa em todo o território gaúcho. Ainda na quinta-feira (7), os acumulados de chuva foram altos em pontos do interior do Estado. No Noroeste, volumes de 50 mm a 70 mm foram registrados. A previsão é que ainda chova nos próximos dias, com acumulados ainda maiores entre esta sexta e o sábado (9).
No sábado, conforme a MetSul, é alto o risco de chuva forte a intensa com acumulados elevados de precipitação em um curto intervalo, com marcas de 50 mm a 100 mm. Assim, o alerta é para chance de alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades.
A instabilidade é causada devido a atmosfera quente e úmida, que são condições favoráveis para episódios isolados de chuva intensa. Além da precipitação volumosa, podem ocorrer temporais com raios e rajadas de vento forte. Há maior chance de tempestades entre a tarde e a noite de sexta e também o fim do dia de sábado.
Inmet emite dois alertas para tempestades no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul pode ter um alto volume de chuva nesta sexta. A previsão indica que o Estado pode registrar alagamentos e sofrer cortes de energia elétrica nas próximas horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Sul do País, um deles, na cor laranja, segue vigente até as 23h59 e é para toda a Região Sul, deixando de fora apenas o sul do RS. O outro, na cor amarela, é para o Norte gaúcho e é válido somente até o meio-dia.
Conforme o Inmet, até o fim da sexta-feira, as cidades gaúchas podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.