INVERNAL
PREVISÃO DO TEMPO: Como o ciclone vai intensificar onda de frio no Rio Grande do Sul
MetSul explica que o fenômeno que atua no Atlântico Sul influencia as condições do tempo em parte da América do Sul
Última atualização: 13/08/2024 07:11
Um ciclone extratropical vai intensificar o frio no Rio Grande do Sul, que terá o dia mais gelado da semana nesta terça-feira (13). A previsão do tempo indica mínimas de até -6°C em regiões de maior altitude, como nos Campos de Cima da Serra.
A MetSul Meteorologia explica que o fenômeno que atua no Atlântico Sul influencia as condições do tempo em parte da América do Sul, impulsionando ar frio para o Sul do Brasil com ar seco.
"O centro do ciclone, portanto, está distante do Sul do Brasil e em alto mar em latitudes da Patagônia. Por isso, o sistema não oferece qualquer perigo de condições extremas de vento para o Sul do Brasil", destaca a MetSul.
No decorrer desta segunda-feira, ainda há vento com rajadas de 40 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho. A estação de Tramandaí registrou 62 km/h no final da manhã.
Previsão do tempo para a semana
Na terça, o tempo ficará firme e com vento fraco. O dia começará com mínimas negativas e geada em grande parte das cidades gaúchas. Porto Alegre pode ter mínima entre 4ºC e 5ºC. O sol predomina, mas segue frio a tarde, com máximas de 17°C na Grande Porto Alegre.
Na quarta, o tempo será firme e as temperaturas, que próximas de 0°C pela manhã, sobem um pouco à tarde e ultrapassam os 20°C.
A quinta-feira ainda terá sol no Rio Grande do Sul, mas nuvens aparecem no decorrer do dia. Haverá nevoeiro e neblina em diferentes pontos do Estado pela manhã. Ar mais quente começa a ingressar e a tarde vai ser agradável com máximas entre 22ºC e 25ºC.
Por fim, a sexta-feira será de sol entre nuvens. As mínimas já ficam acima de 10ºC em muitas regiões e as máximas serão de 25°C.
Veja o vídeo