abc+

CALOR ATÍPICO

PREVISÃO DO TEMPO: Como a bolha de calor afeta o Rio Grande do Sul nos próximos dias

Frente semi-estacionária que causou instabilidade nos últimos dias é deslocada para o Uruguai e o tempo fica firme na maior parte do Estado

Kassiane Michel
Publicado em: 21/08/2024 às 07h:26 Última atualização: 21/08/2024 às 07h:26
Publicidade

O sol aparecerá entre nuvens no decorrer desta quarta-feira (21), dia que terá temperatura acima de 30°C em pleno inverno nas cidades gaúchas. O motivo do abafamento é uma bolha de calor que está sobre o Brasil.

PREVISÃO DO TEMPO: Como a bolha de calor afeta o Rio Grande do Sul nos próximos dias | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Como a bolha de calor afeta o Rio Grande do Sul nos próximos dias

Foto: Paulo Pires/GES

Uma grande massa de ar quente, como explica a MetSul Meteorologia, cobre grande parte do País e avança mais para o Sul nesta quarta.

LEIA TAMBÉM: “Avião passou e deu o maior estrondo”: Moradora de Canoas diz que teve telhado arrancado por aeronave 

Além disso, a frente semi-estacionária que causou instabilidade nos últimos dias é deslocada para o Uruguai e o tempo fica firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Esse sistema frontal forma nuvens carregadas sobre o Uruguai com chuva localmente forte e tempestade de raios e de granizo no país. Ainda há possibilidade de chuva no Oeste, na fronteira com o Uruguai e no extremo Sul gaúcho

O calor atingirá todo o RS nesta quarta, mas o aquecimento maior é esperado na Metade Norte, com máximas de 30ºC nos vales e no Noroeste. O sol ainda é acompanhado de fumaça de queimadas da Amazônia em muitas cidades gaúchas.

Do calor ao frio

O Brasil terá uma semana marcada por extremos de temperatura. Depois do calor, que ainda marcará presença na quinta, ar frio vai ingressar no território gaúcho e tomará conta do Estado na sexta-feira. A tarde de sexta será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do fim de semana e do começo da semana que vem. Essa nova incursão de ar polar, com a atmosfera mais seca, vai trazer geada em um grande número de cidades do Sul do Brasil. O fim de semana pode ter mínimas de 5ºC.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade