abc+

VIRADA NO TEMPO?

PREVISÃO DO TEMPO: Combinação de ar quente e umidade pode trazer temporais ao RS; veja o que esperar

Segundo a MetSul, São Borja, na fronteira oeste gaúcha, teve vendaval intenso acompanhado de chuva forte e granizo no fim da tarde desta quinta-feira (31)

Ubiratan Júnior
Publicado em: 31/10/2024 às 22h:29
Publicidade

Após dias de tempo firme e seco no Rio Grande do Sul, a quinta-feira (31) foi marcada por virada no tempo em parte do território gaúcho. Conforme a MetSul Meteorologia, o fim da tarde em São Borja foi marcado por temporal com vendaval intenso acompanhado de chuva forte e granizo.

Combinação de ar quente e umidade pode trazer temporais ao RS | abc+



Combinação de ar quente e umidade pode trazer temporais ao RS

Foto: João Sormani/Especial

De acordo com os meteorologistas, o tempo severo na fronteira gaúcha com a Argentina foi consequência da formação de fortes áreas de instabilidade pelo calor e a umidade da província argentina de Corrientes e que migrou para Leste, atingindo o Oeste gaúcho.

Leia mais: “Meu filho precisa viver”: Família de criança de 2 anos ferida em acidente na RS-239 aguarda por transferência para exame

“A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano”, explica a MetSul.

A empresa de meteorologia ainda afirma que que alguns desses temporais podem ser fortes a severos, mesmo sem risco de danos. “Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade”, diz o prognóstico.

Veja também: PREVISÃO DO TEMPO: Novembro terá episódios de chuva volumosa e calor excessivo no Brasil

Conforme a MetSul, essa combinação de ar quente com umidade pode trazer novos temporais isolados ao Estado. De acordo com eles, ainda na noite desta quinta não se descarta a possibilidade de chuva e temporais isolados na Fronteira Oeste e na Metade Norte do território gaúcho.

Instabilidade

Nesta sexta-feira (1º), a projeção é de que novas áreas de instabilidade se formem no RS pelo calor e a umidade, especialmente entre a tarde e a noite, afetando, especialmente, a região Oeste. “De forma muito localizada, não se descarta temporal em outras áreas do estado, embora o risco não seja alto”, aponta a MetSul. 

Já no sábado (2), feriado de Finados, a instabilidade deve aumentar no território gaúcho. “O sol aparece com nuvens em diversas localidades, entretanto a nebulosidade aumenta e se formam áreas de mau tempo. A instabilidade será maior da tarde para a noite com prováveis temporais isolados”, indica a empresa meteorológica. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade