abc+

VENDAVAL

PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone se afasta mas ainda há risco de ventos fortes no RS; veja o que esperar

Em Igrejinha, as rajadas chegaram chegou a 133 km/h nesta quinta-feira (24)

Ubiratan Júnior
Publicado em: 24/10/2024 às 22h:05 Última atualização: 24/10/2024 às 22h:06
Publicidade

O Rio Grande do Sul foi atingido por temporais e fortes rajadas de ventos que causaram transtornos em 48 cidades, segundo a Defesa Civil, nesta quinta-feira (24). Em Igrejinha, o vendaval chegou a 133 km/h, de acordo com uma estação automática particular.

Queda de árvores foi problema constante em cidades como Nova Hartz | abc+



Queda de árvores foi problema constante em cidades como Nova Hartz

Foto: Bombeiros Nova Hartz

A ventania foi causada pela formação de um ciclone extratropical no Uruguai. Conforme a MetSul Meteorologia, o fenômeno causa três episódios de ventos que impactam o território gaúcho. O primeiro deles, nesta quinta, com uma linha de instabilidade que cruzou o Estado e causou fortes ventos e temporais. As rajadas causaram estragos em casas, queda de árvores, falta de energia elétrica, entre outros.

Leia mais: Familiares e amigos se despedem de PM baleado por atirador de Novo Hamburgo nesta sexta-feira

A empresa especializada em meteorologia afirma que o pior dos temporais passou com o afastamento da instabilidade, porém na sexta-feira (25) e no sábado (26) pode haver períodos ventosos, com rajadas fortes em parte do RS.

Segundo ciclo de ventos

O segundo episódio de vento acontece mesmo com o ciclone se afastando do continente. A MetSul explica que o campo de vento ciclônico trará vento moderado a forte no Sul e no Leste gaúcho nas próximas horas, principalmente na madrugada desta sexta. “O campo de vento mais intenso do ciclone, entretanto, seguirá sobre o mar”, diz o prognóstico.

Veja também: MOSTRATEC: Feira científica traz o mundo até Novo Hamburgo em um verdadeiro intercâmbio cultural

A velocidade do vento deve ter média de 50 a 70 km/h com marcas isoladas superiores. As áreas mais afetadas devem ser do litoral sul e das lagoas.

De acordo com a MetSul, nesta sexta-feira o sol aparece com nuvens, mas no começo do dia haverá períodos com mais nuvens e chuva isolada não está descartada. A tendência de temperaturas agradáveis.

Nos Vales do Sinos, Caí, Paranhana e no litoral norte a temperatura varia entre 19ºC e 27ºC, enquanto na Serra gaúcha fica entre 14ºC e 25ºC. Já na região metropolitana de Porto Alegre, as marcas oscilam de 19ºC a 26ºC.

Terceiro episódio de ventanias

O ciclone no Atlântico Sul impulsionará a passagem de uma frente fria com chuva e ar frio que dará origem ao terceiro ciclo de ventos. “A frente chega com vento forte e rajadas que podem ser isoladamente intensas na Campanha e no Sul gaúcha no final da sexta e no começo do sábado (26). No decorrer da madrugada, o vento avança pelo Leste do estado e chega à região de Porto Alegre e o litoral norte”, afirma a MetSul.

Confira: Homem é condenado por tentar matar ex-namorada na frente da filha dela em Cachoeirinha

As rajadas de vento devem ficar mais fortes, com médias entre 60 e 80 km/h, mas em alguns pontos a ventania pode atingir até 90km/h. A MetSul enfatiza que esses dois novos episódios de ventos fortes no RS não devem repetir a gravidade do episódio desta quinta. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade