RIO GRANDE DO SUL
PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone junto ao Litoral Norte vai provocar mais chuva e vendaval nas próximas horas na região
MetSul Meteorologia diz que este é o mais forte ciclone a atuar no Rio Grande do Sul desde a tempestade subtropical Yakecan, em maio do ano passado
Última atualização: 23/06/2024 22:37
O intervalo entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (16) será de elevado risco de chuvarada e vento forte em toda a região que vai da Grande Porto Alegre até o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. E a explicação está em um ciclone extratropical em formação na noite desta quinta-feira (15) junto ao litoral gaúcho e catarinense. A Defesa Civil do Estado já emitiu alerta.
A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, explica que "a área de baixa pressão vai se aprofundar rapidamente junto ao litoral, dando origem ao ciclone extratropical com intensificação do vento e da chuva".
Segundo ela, o quadro é de elevado risco meteorológico por chuva e vento suficientes para provocar danos. "Este ciclone será o mais forte a atuar junto ao Rio Grande do Sul e o Sul Catarinense desde a passagem, em maio do ano passado, da tempestade subtropical Yakecan", informa a meteorologista.
CHUVA JÁ ELEVA O NÍVEL DOS RIOS DA REGIÃO E DEFESA CIVIL REDOBRA ATENÇÃO
De acordo com a MetSul, alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina "podem ter vento com força destrutiva nesta sexta-feira". Rajadas de 100 quilômetros por hora ou até acima disso são esperadas para a faixa entre Quintão e Torres, incluindo portanto Tramandaí, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. Nos pontos mais altos dos Aparados da Serra e do Planalto Sul de SC o vento pode chegar a 140 quilômetros por hora.
REGIÃO REGISTRA TRANSTORNOS APÓS CHUVARADA DESTA QUINTA-FEIRA
Ainda segundo a MetSul, na Grande Porto Alegre e regiões do Vale do Sinos e Paranhana o vento deverá chegar a 80 quilômetros por hora. "Há potencial para queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas, especialmente no Litoral Norte gaúcho e balneários mais ao sul de Santa Catarina", adverte a MetSul. Há risco para a navegação e é grande a possibilidade de ressaca nas praias do Litoral Norte.
A meteorologista chama atenção para a possibilidade de elevados volumes de chuva na região nas próximas horas. Segundo Estael Sias, a grande região entre Porto Alegre, Serra e Litoral Norte deve registrar 100 milímetros de chuva em poucas horas, o que aumenta o risco de pontos de alagamento.
Em pontos do litoral a chuva acumulada entre esta quinta e sexta-feira poderá passar dos 150 milímetros, acima da média de todo o mês. "A chuva volumosa deixará o solo instável e, com o vento, árvores podem cair mais facilmente", frisa Estael, referindo-se a toda a Região Metropolitana.