Após um fim de semana marcado pela atuação de ciclone extratropical que afastou a fumaça das queimadas da Amazônia do território gaúcho, a semana que se inicia será de temperatura baixa em alguns pontos do Rio Grande do Sul. A atuação do fenômeno neste domingo (1º) sobre o Estado provocou ventos que alcançaram rajadas entre 50 e 70 km/h e também permitiu atuação do sol entre nuvens.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o ciclone impulsionou ar mais frio para o território gaúcho e em relação ao sábado (31), as marcas foram significadamente menores. O prognóstico indica que o começo dessa segunda-feira (2) deve ser de temperatura baixa em todo o RS, embora sem previsão de frio intenso na maioria das cidades.
Leia mais: Encontros de coros trouxe música e atrações inéditas para Dois Irmãos neste final de semana
“Como consequência, algumas das menores mínimas desta segunda devem ser anotadas no Noroeste gaúcho, onde o tempo estará mais aberto e seco com vento fraco a calmo. Baixadas do Noroeste podem ter mínimas de 3ºC a 5ºC. Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 11ºC e 13ºC”, aponta a MetSul.
Temperaturas na região
A tendência é de que o sol volte a aparecer com nuvens nesta segunda, porém em parte do dia ainda haverá muitas nuvens, principalmente na madrugada e na parte da manhã. Nesse período, segundo a MetSul, há possibilidade de garoa.
Veja também: Família procura por reciclador desaparecido há mais de uma semana em Campo Bom
Porém, no decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol aparece mais à tarde. O dia começa frio mas depois a temperatura fica agradável. Os meteorologistas ainda afirmam que o vento trazido pelo ciclone na costa gaúcha diminuirá gradualmente.
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana os termômetros devem ter registros entre 11ºC e 21ºC. Na Serra gaúcha, as marcas oscilam de 4ºC a 21ºC. Já na região metropolitana de Porto Alegre fica entre 12ºC e 20ºC, enquanto no litoral norte fica entre 12ºC e 22ºC.
LEIA TAMBÉM