abc+

COMO SERÁ A SEMANA?

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa persiste e há risco de estragos em cidades do Rio Grande do Sul

Segundo a MetSul, um sistema de tempestades se formou sobre o Estado na madrugada desta segunda-feira

Kassiane Michel
Publicado em: 13/11/2023 às 07h:25 Última atualização: 13/11/2023 às 07h:26
Publicidade

A segunda-feira (13) começou com chuva na região metropolitana de Porto Alegre. Hoje, as temperaturas ficam amenas e não ultrapassam os 25°C. A chuva persiste e ainda há riscos de altos volumes nos próximos dias. 

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa persiste e há risco de estragos em cidades do Rio Grande do Sul | Jornal NH



PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa persiste e há risco de estragos em cidades do Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo/GES

A MetSul Meteorologia afirma que um sistema de tempestades se formou sobre o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira. Dessa forma, causa chuva com raios e temporais com vento ou granizo.

Conforme a MetSul, imagens de satélite desta madrugada mostravam nuvens muito carregadas sobre o Estado. Entre a meia-noite e cinco da manhã, alguns pontos do território gaúcho registraram chuva entre 50 e 100 milímetros. Os volumes mais altos ocorreram no Noroeste, no Vale do Taquari e na Serra.

A instabilidade é causada por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na altura das Ilhas Malvinas. No RS e no Uruguai, esse sistema não consegue romper o bloqueio de uma massa de ar quente que atua sobre o Brasil. Assim, tempestades se formam. 

A previsão é que a chuva siga durante todo o dia. Nesta segunda, os acumulados devem ficar entre 50 e 100 mm, com chance de registros de até de 200 mm. Dessa forma, é alto o risco de alagamentos e inundações repentinas. O alerta maior é para cidades do Noroeste, Centro e Metade Norte do Estado.

Em Porto Alegre, entre o meio-dia de sábado e a madrugada desta segunda choveu 140 mm. A média histórica do mês inteiro é de 105 mm.

Previsão do tempo para a semana

Na terça (14), continua a chuva forte na metade Norte do RS, podendo ter concentração de volumes ainda maiores, com parte do sul do Estado apresentando tempo firme. Santa Catarina, Sul e Sudeste do Paraná também devem ser atingidos pela instabilidade.

A precipitação se estende para outras partes do Estado na quarta-feira (15) e, na quinta (16), abrange outras regiões do Paraná. Entretanto, o tempo melhora para a maior parte do RS.

A previsão de grandes acumulados de água no Norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina se estende até o próximo sábado. No decorrer da semana, as temperaturas variam entre 20°C e 25°C, com exceção da sexta-feira, que pode ter máximas próximas dos 30°C. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade