ATENÇÃO NO FIM DE SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva intensifica nos próximos dias e cidades da região ficam em alerta para deslizamentos e cheias

Sala de Situação divulgou áreas com risco meteorológico e hidrológico para o fim de semana

Publicado em: 04/07/2024 18:55
Última atualização: 04/07/2024 20:06

A chuva irregular, que voltou a cair sobre algumas regiões do Rio Grande do Sul desde a quarta-feira (3) deve se intensificar no final de semana. A previsão traz índices entre 40 e 80 milímetros (mm) em algumas regiões, o que aponta para risco de deslizamentos e também de cheias de rios, arroios e córregos em algumas cidades.


Chuva deve intensificar nos fim de semana Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

O aviso sobre a condição meteorológica foi divulgado na tarde desta quinta-feira (4) pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Ambiente (Sema), que funciona como um centro de prevenção, monitoramento e mapeamento de eventos hidrológicos. 

Conforme o boletim, no sábado (6), as chuvas intensas são esperadas na metade Norte devido ao fluxo de umidade do norte e uma área de baixa pressão. Acumulados significativos de 40 a 80 mm/dia são previstos no Norte, Serra, Vale do Paranhana e Litoral Norte, podendo ultrapassar 90 mm na Serra e Litoral Norte. Essa precipitação, conforma a Sala de Situação, aumenta o risco de deslizamentos.

No domingo (7), o fluxo de umidade do norte aliado a uma frente fria sobre o oceano manterá as chuvas sobre o Norte, Serra e Litoral Norte, com volumes entre 40 e 60 mm/dia, podendo superar 70 mm/dia nos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. O risco de deslizamentos nessas áreas permanece.


Como deve ser a chuva nas regiões do Estado Foto: Defesa Civil do RS

A próxima semana começa sob os resquícios da frente fria e umidade do oceano, que favorecerão chuvas fracas a moderadas sobre a região metropolitana de Porto Alegre, litorais Médio e Norte, e Serra. Nas demais regiões, uma massa de ar mais seco manterá tempo estável com sol entre poucas nuvens na segunda-feira (8).

Os acumulados esperados nestes dias variam de 75 a 100 mm sobre Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte, podendo exceder 130 mm pontualmente nos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte

A orientação da Defesa Civil para episódios de chuva intensa é para que se tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro.

O frio também deve se intensificar nos próximos dias no Estado. A região metropolitana, por exemplo, deve ter mínimas abaixo dos 10°C.

Risco de cheias

Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 6 e 7 de julho, a Sala de Situação deixa em alerta (regiões em amarelo no mapa) o leste e norte do estado, englobando as bacias: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Alto e Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Pardo, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Litoral Médio, Tramandaí e Mampituba. Nesta condição é apontado o para o risco de para cheias em arroios, córregos e rios menores.


Áreas com risco hidrológio Foto: Defesa Civil do RS

A previsão indica maiores volumes para a região litorânea e Serra, por isso foi indicado o nível de inundação (regiões em laranja), com risco de subidas rápidas em rios maiores, arroios, córregos, devido às altas precipitações, principalmente no litoral. As bacias mais atingidas são: Mampituba e Tramandaí, e trechos das bacias Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas