A segunda semana de janeiro será marcada por chuvas e temporais em cidades do Rio Grande do Sul.
Pancada forte de chuva chegou a Presidente Lucena esta tarde.
Vídeo: Nadine Funck/GES-Especial pic.twitter.com/KtDY3DoihW
— Jornal NH (@jornalnh) January 7, 2024
A Metsul Meteorologia afirma que as regiões Oeste, Centro e Sul do Estado serão as primeiras a registrar instabilidade, que deve se espalhar por outras áreas ao longo da semana. A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco dos temporais já neste domingo.
Sob efeito de uma massa de ar quente e úmida, as chuvas devem começar ainda na manhã em alguns dias. Porém, a previsão aponta que o período entre o final da tarde e início da noite será o mais instável. Essas condições climáticas devem permanecer até quinta-feira (11), com possibilidade de chuvas fortes e localizadas.
Segundo a Metsul, até o final de terça-feira (9) são esperados acumulados de chuvas entre 100 mm e 200 mm. Já, em outros pontos do Estado, esse volume pluviométrico não deve ultrapassar 20 mm no mesmo período.
Centro e Oeste do RS devem ser as regiões com os maiores volumes de chuvas. As chuvas chegam ao Rio Grande do Sul após um fim de semana muito quente, com temperaturas chegando na casa dos 40°C.
Na região metropolitana
Em Novo Hamburgo, a chuva deve chegar de forma mais moderada, com previsão de 6.7 mm na terça, o maior volume estimado para a semana. Mas mesmo em menores volumes, a precipitação é esperada durante toda a semana. A temperatura máxima na cidade é prevista para o próximo domingo (14), quando os termômetros devem marcar 35°.
O cenário de chuvas moderadas, mas contínuas, se repete em outras cidades da região como São Leopoldo, Campo Bom e São Sebastião do Caí. Em todas elas a chuva ajuda a aliviar o calor intenso registrado em quase todo Estado neste domingo. Assim, os termômetros voltam a subir somente no próximo fim de semana.
LEIA TAMBÉM