A primavera se despede com instabilidade no Rio Grande do Sul. O centro de baixa pressão atmosférica que nesta quinta-feira (19) se deslocou da Argentina e do Paraguai para o território gaúcho trouxe chuva que já espalhou por praticamente todo o Estado, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Os acumulados de chuva ultrapassaram a marca de 50 milímetros em algumas cidades gaúchas. Até começo da noite desta quinta, estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram 54 mm em Livramento, 32 mm em Santo Augusto, 31 mm em Jaguarão, 29 mm em Bagé, 24 mm em Passo Fundo, 23 mm em São Borja, Santa Rosa e Lagoa Vermelha, 22 mm em Palmeira das Missões, e 20 mm em Bento Gonçalves.
Já a rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres registrou até começo desta noite, 40 mm em Jaguarão, 37 mm em Rosário do Sul, 32 mm em Sapucaia do Sul, 30 mm em Horizontina, 29 mm em Canoas, 24 mm em Erechim e 20 mm em Redentora.
Leia mais: Grupo Sinos celebra 67 anos em constante transformação
Segundo a MetSul, em Porto Alegre a chuva começou fraca por volta das 16 horas. Porém, no fim da tarde, a Capital teve vários momentos de chuva moderada a forte. “Mas como se tratou de precipitação rápida os acumulados não chegaram a ser elevados, situando-se, em média, entre 10 mm e 15 mm”, destaca a empresa especializada em meteorologia.
Como será a sexta-feira?
A sexta-feira (20) será o último dia da primavera no hemisfério sul. Conforme o prognóstico da MetSul, o dia começa com chuva em grande parte do RS, principalmente em cidades mais ao leste. No entanto, no decorrer do dia o tempo melhora com deslocamento do centro de baixa pressão para o oceano.
Veja também: Cate Blanchett visita cidades atingidas pelas enchentes e se reúne com governador do Rio Grande do Sul
O sol aparece com nuvens na maior parte do Estado. Mesmo assim, com aquecimento, nuvens isoladas se formam e podem ocorrer pancadas localizadas em diferentes regiões. “Com o retorno do sol, a temperatura se eleva e a tarde será de calor e abafamento. A previsão é de máximas à tarde entre 27ºC e 30ºC na maioria das cidades do estado, mas em alguns municípios os termômetros podem indicar de 30ºC a 32ºC”, aponta a MetSul.
Temperaturas e o final de semana
Apesar da instabilidade, a tendência é de calor e abafamento no RS. Nesta sexta, nos vales do Sinos, Caí e Paranhana a temperatura oscila entre 19ºC e 31ºC. Na Serra, fica entre 15ºC e 29ºC. Já na Grande Porto Alegre as marcas variam entre 20ºC e 30ºC e no litoral norte de 20ºC a 28ºC.
Para o fim de semana, a MetSul projeta sol, nuvens e chuva. No sábado (21), a instabilidade deve afetar a metade sul gaúcha. Na região metropolitana da Capital terá sol e nuvens, porém a temperatura se eleva menos que no dia anterior.
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana fica entre 19ºC e 30ºC, enquanto na Grande Poa varia de 20ºC a 28ºC. Na Serra, os termômetros terão registros entre 15ºC e 27ºC e no litoral norte oscila de 20ºC a 27ºC.
No domingo (22), com uma frente fria, a tendência é de chuva em mais partes do território gaúcho, embora não em todo o Estado. A temperatura não sobe muito e o dia deve ser de marcas agradáveis.
Nos vales do Sinos, Caí, Grande Poa e no litoral norte as marcas terão variação entre 18ºC e 24ºC. Já no Paranhana, terá a mesma mínima, mas por lá a máxima será de 25ºC. Na Serra, as marcas ficam de 13ºC a 20ºC.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags