A quarta-feira (4) foi de virada no tempo no Rio Grande do Sul. Após dias de tempo aberto, predomínio do sol e temperatura amena, o amanhecer foi nublado na maior parte do Estado e no decorrer do dia choveu em todas regiões devido ao avanço de uma frente fria.
Conforme a MetSul Meteorologia, os maiores acumulados foram registrados no Oeste, Centro e Sul do território gaúcho. Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontam os volumes até o começo da noite desta quarta no RS: 35 mm em Livramento, 34 mm em São Vicente do Sul, 32 mm em Quaraí, 31 mm em Rio Pardo e São Gabriel, e 30 mm em Santa Maria.
Leia mais: CASO ANNA PILAR: Mãe se torna ré da Justiça por matar filha de 7 anos em Novo Hamburgo
Nesta quinta-feira (5), o dia começa com muitas nuvens com céu nublado ou encoberto em muitas localidades, segundo a MetSul. “Pode, inclusive, chover nas primeiras horas do dia em cidades do Norte e do Nordeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre”, aponta o prognóstico.
No decorrer do dia, a tendência é de que a cobertura de nuvens diminua e o sol apareça. “Ar frio e de alta pressão atmosférica que cobre o Rio Grande do Sul traz um dia bastante ameno para setembro no Estado com frio cedo da manhã e novamente a partir da noite. A tarde será amena a agradável em todo o Estado”, antecipa a MetSul.
Veja também: Empresas da região participam de feira calçadista na Itália; evento terá novidades
A frente fria que avançou pelo Estado nesta quarta se deslocará para o Norte, levando chuva para grande parte de Santa Catarina e áreas do Paraná. Regiões de Mato Grosso do Sul e São Paulo também serão impactadas pelo avanço do fenômeno, tendo aumento de nebulosidade e queda de temperatura.
Vai esfriar no RS
No território gaúcho a temperatura despencará por causa de uma massa de ar frio que ingressou no Estado nesta quarta. Por isso, nessa quinta, no vale do Sinos as marcas fica entre 10ºC e 20ºC, enquanto nos vales do Caí e Paranhana oscilam entre 11ºC e 21ºC.
Confira: NATAL LUZ: Moradores do RS terão 50% de desconto na compra antecipada de ingressos em setembro
Na Serra gaúcha, conforme a MetSul, os registros nos termômetros variam de 5ºC a 17ºC. Já na Grande Porto Alegre e no litoral norte as mínimas serão de 12ºC e as máximas de 20ºC e 21ºC, respectivamente.
No entanto, espera-se que a madrugada mais fria seja na sexta-feira (6), porque o tempo estará mais aberto, o perfil da atmosfera mais seco, o vento mais fraco e o centro de alta pressão estará sob a região Sul do Brasil. “No amanhecer, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assim como áreas mais ao Sul do Paraná devem ter mínimas de um dígito”, avisa a MetSul.
Segundo os meteorologistas, o frio deve trazer geada porém em número menos de cidades que nos dois episódios de temperatura baixa em agosto. “Desta vez, considerando a massa de ar frio não é potente, vai gear em menos lugares com maior probabilidade em regiões serranas”, explica a MetSul.
LEIA TAMBÉM