Após um final de semana marcado pelo termo firma com temperaturas agradáveis e até calor, o Rio Grande do Sul terá chuva nas próximas horas. Inclusive, nesta segunda-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas, sendo dois deles para o risco de tempestades e outro para ventos fortes.
A MetSul Meteorologia também não descarta o risco de temporais isolados com o avanço da nebulosidade no Estado. De acordo com a empresa, áreas de instabilidade que atuam sobre o sul do Paraguai e na província de Misiones na Argentina provocam chuva e tempestades isoladas, que podem atingir o território gaúcho.
Leia mais: Caminhoneiro de Novo Hamburgo é sequestrado após ser atraído para um frete em São Paulo
Conforme o prognóstico, áreas de instabilidade se formam na metade Oeste e Sul gaúcho, com chuva e trovoadas em alguns pontos. Na terça-feira, a chuva deve tomar conta de grande parte do Estado, embora as precipitações sejam irregulares e alguns locais com baixos volumes.
Os mapas indicam que os maiores acumulados devem acontecer no Noroeste, Oeste e no Sul, com marcas de 30 a 50 mm e isoladamente superiores. A MetSul ainda reforça a possibilidade de temporais com raios, queda de granizo e vento forte.
Veja também: Morador de Novo Hamburgo suspeito de integrar grupos neonazistas é morto em briga na capital
“A instabilidade deve enfraquecer e se desorganizar ao se deslocar para Santa Catarina e o Paraná, apesar de que pode ter chuva forte e temporais isolados nesta terça em áreas catarinenses mais próximas do Rio Grande do Sul”, diz a empresa especialista em meteorologia.
Temperaturas
De acordo com a MetSul, muitas nuvens cobrem a região durante esta terça-feira. O tempo estará instável e com chance de chuva e garoa, mas pode ocorrer momentos de melhoria. A temperatura não deve se elevar como nesta segunda-feira, que fez 30ºC em Campo Bom.
Confira: BR-116: Deformação no asfalto forma quebra-molas invertido e traz riscos a motoristas
A projeção é que seja um dia de temperaturas agradáveis. A projeção indica que nos vales do Sinos, Caí. Paranhana, região metropolitana de Porto Alegre e no litoral norte as marcas ficam entre 18ºC e 24ºC. Já na Serra gaúcha, os termômetros devem ter registros entre 12ºC e 22ºC.
LEIA TAMBÉM