INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva retorna ao RS após dias de tempo seco; veja o que esperar nesta quarta-feira

Nesta terça-feira (14), a instabilidade atingiu pontos do noroeste do Estado, com temporais isolados acompanhados de ventos fortes e queda de granizo

Publicado em: 14/01/2025 21:10
Última atualização: 14/01/2025 21:12

Após dias de tempo seco, a chuva retornou ao Sul do Brasil sob presença de uma massa de ar quente e aumento gradual da umidade a cada dia na atmosfera, o que segundo a MetSul Meteorologia, favorece a ocorrência de instabilidade com pancadas de chuva e temporais isolados, típicos dessa época do ano. 


Chuva retorna ao RS após dias de tempo seco Foto: Pixabay

Nesta terça-feira (14), a chuva atingiu pontos do noroeste do Rio Grande do Sul, como Cruz Alta, Santa Rosa, São Borja e Palmeiras das Missões. Nesta última cidade, a estação meteorológica registrou 48 mm em apenas uma hora. 

Leia mais: Mergulhadores iniciam buscas por jovem desaparecido no Rio dos Sinos

Até o começo da noite, estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram volumes de 49 mm em Palmeira das Missões, 27 mm em Tupanciretã, 18 mm em Santo Augusto, 11 mm em Santa Rosa e 9 mm em Santiago. Temporais isolados de vento e granizo também foram registrados no noroeste gaúcho, assim como no oeste de Santa Catarina. Inclusive, no estado vizinho, cidades como Ibirubá e Chapecó, tiveram vento forte ou granizo durante a tarde. Em Chapecó foi registrado acumulado de 42 mm de chuva. 

A combinação de calor e umidade vai formar nuvens com chuva entre a tarde e a noite desta quarta-feira (15) no Estado, especialmente em pontos da metade norte, como em municípios do noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra. Conforme a MetSul, pode chover ainda de forma isolada em setores do centro para o oeste do território gaúcho e também na região dos vales. 

Mais um dia quente

Apesar da possibilidade de instabilidade no fim do dia, o sol predomina e os termômetros podem registrar marcas acima de 30ºC durante a tarde. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana, conforme o prognóstico da MetSul, a temperatura varia entre 20ºC e 35ºC. Já na Grande Porto Alegre oscila de 21ºC a 34ºC, enquanto na Serra a variação térmica fica de 14ºC a 29ºC. Já no litoral norte, as marcas variam entre 20ºC e 30ºC nesta quarta. 

Veja também: PIS/PASEP: Veja mês a mês quando será pago o abono de até R$ 1,5 mil aos trabalhadores

Próximos dias e risco de temporais

A chuva de verão vai alcançar outras regiões do Estado na quinta-feira (16), inclusive ponto do oeste como o sul gaúcho. Na sexta-feira (17), chuva isolada de verão é esperada nas demais localidades. "No fim de semana, os dados indicam chuva na maior parte do estado, principalmente em horas da tarde para a noite, com precipitação em mais locais e com maiores volumes", projeta a MetSul. 

Confira: MISS UNIVERSE: Argentina perde o título após falar mal de Luana Cavalcante e contestar legitimidade do concurso

Contudo, a empresa especializada em meteorologia enfatiza que a chuva nos próximos dias será bastante irregular. "Além disso, onde chover, os volumes variarão muito com altos volumes em alguns setores e baixos em outros próximos", explica. 

Os especialistas ainda alertam para a alta probalilidade de temporais isolados com vendávais e granizo todos os dias até o começo da semana que vem, afetando diferentes regiões do Estado conforme o dia. "Em Porto Alegre, chance maior de que ocorra instabilidade na sexta, no fim de semana e na próxima segunda, embora já ocorra instabilidade próxima nesta quarta e na quinta", exemplifica a MetSul. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas