O Rio Grande do Sul seguirá com sol nos próximos dias. O tempo firme é acompanhado de calor, que pode chegar a 30°C nos vales do Sinos, Caí e Paranhana nesta quarta-feira (12). Porém, no fim de semana, a instabilidade volta a tomar conta do Estado.
A previsão do tempo é que pontos do Estado tenham acumulados de até 100 milímetros de chuva entre o sábado e a próxima segunda-feira, mas não deve se repetir o cenário do início de maio, quando o RS enfrentou enchentes catastróficas.
“O cenário é de atenção”, conforme a MetSul Meteorologia. Isso porque o Estado ainda sofre as consequências das cheias de maio. A chuva volumosa poderá causar transtornos como alagamentos em alguns municípios.
A chuva começa no sábado e o tempo seguirá instável durante toda a semana que vem. O retorno da precipitação será causado pela formação de um rio atmosférico, a Leste dos Andes, pelo interior do continente, que trará muita umidade para o RS.
O rio atmosférico atuará entre os dias 15 e 20 de junho. Da mesma forma que aconteceu em maio, há uma grande massa de ar seco e quente persistente com um bloqueio atmosférico no Centro do Brasil. Assim, a umidade amazônica é canalizada por áreas do interior da América do Sul em direção ao Sul. O fenômeno traz áreas de instabilidade com chuva forte e risco de temporais isolados em cidades gaúchas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags