A chuva causou transtornos em diversas cidades do Rio Grande do Sul no fim de semana. Em poucas horas, passou dos 100 milímetros em alguns municípios e, de forma isolada, chegaram a ser registrados acumulados de quase 200 milímetros. Nas primeiras horas desta segunda-feira (29), a precipitação já causou alagamentos em pontos do Vale do Sinos.
A MetSul Meteorologia considera que essa semana será “complicadíssima” e que a chuva poderá causar transtornos em diversas cidades gaúchas. A previsão é que os acumulados de chuva sejam altos. Até o fim da semana, podem ser registrados volumes equivalentes a 100% ou 200% do esperado para todo o mês.
Segundo a MetSul, uma massa de ar quente cobre o centro-sul do Brasil nesta semana e influenciará o tempo no Estado. É previsto que o ar quente em altitude interaja com a umidade presente, o que trará instabilidade até quinta-feira, com chuva forte e temporais isolados de vento e granizo.
Entre quinta e sexta-feira, ar mais frio atuará na maior parte da semana na Argentina e vai avançar com uma frente fria que trará mais temporais.
O que esperar da chuva em cada dia desta semana
Previsão para segunda-feira
Muitas nuvens cobrem o RS e chove em todas as regiões no decorrer desta segunda-feira. A instabilidade será maior entre a tarde e a noite, com risco permanece na casa dos 20°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuva. O primeiro, amarelo, significa perigo potencial e pode atingir principalmente o Norte e Nordeste do Estado. Há risco de 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. A validade se estende até as 18 horas de segunda-feira. Já o alerta na cor laranja, alerta para perigo e 100 mm de chuva acumulada, além de ventos que podem alcançar os 100 km/h, atinge uma região maior, incluindo a metropolitana.
Previsão para terça-feira
Na terça-feira, segue a instabilidade. Chove de forma mais forte nas regiões Oeste, Centro, Sul e Leste. novammas em alguns pontos o dia pode terminar sem chuva. A temperatura não sobe muito na maior parte das cidades, mas no Noroeste faz calor. Na Grande Porto Alegre, as temperaturas variam entre 20°C e 24°C.
Previsão para quarta-feira
Na quarta-feira, feriado de Dia do Trabalho, o tempo ainda será instável. Uma frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul. Podem acontecer temporais na maior parte do RS. A temperatura não se eleva, mas em locais do Noroeste e do Norte pode ficar abafado. No vale do Sinos, a máxima será de 24°C.
Previsão para quinta-feira
Na quinta-feira, a frente fria traz chuva para a Metade Norte, com mais força na primeira metade do dia. No Oeste, no Centro e no Sul, o tempo melhora. Ar mais ameno ingressa no Estado e a temperatura declina com marcas máximas que não superam 23°C.
Previsão para sexta-feira
Na sexta-feira, o sol aparece entre nuvens, mas com períodos de maior nebulosidade. No Noroeste e no Norte, a atmosfera estará mais instável e pode chover. A mínima será de 16°C e a máxima de 23°C.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- abril de 2024
- chuva causa estragos
- CLIMA
- COMO FICA O TEMPO NO RS
- estragos chuva
- frio
- frio no rs
- meteorologia
- METSUL
- MetSul Meteorologia
- onde chove
- onde chove hoje
- outono
- previsão do tempo
- previsao semana
- Rio Grande do Sul
- rs
- semana
- Sul do Brasil
- temperatura
- temperatura baixa
- tempestade
- TEMPO
- tempo semana
- temporal