abc+

VOLTA DA INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva intensa retorna ao RS nas próximas horas; veja quais serão as regiões em alerta

Enchentes provocadas pelos altos acumulados da semana passada resultaram em 46 mortes até esta segunda-feira

Nadine Funck
Publicado em: 11/09/2023 às 14h:15 Última atualização: 12/09/2023 às 15h:51
Publicidade

Esta segunda-feira (11), que começou com sol e que registrou marcas acima dos 30°C antes do meio-dia no Rio Grande do Sul, deve ser de virada no tempo em alguns pontos do território gaúcho. Isso ocorre em função do avanço de uma frente fria que deve trazer altos acumulados de chuva, bem como temporais com queda de granizo e vento forte.

Chuva | Jornal NH

Chuva

Foto: Arquvio/GES

Conforme a MetSul Meteorologia, o alerta é para as regiões oeste e sul nas próximas horas, marcando o começo de um novo episódio de intensa instabilidade no Estado. A imagem de satélite do fim da manhã mostrava a frente fria começando a se organizar no Centro da Argentina. Esse fenômeno está associado a um centro de baixa pressão que vai dar origem a um ciclone extratropical a leste do país vizinho entre esta segunda e terça-feira (12).

Os meteorologistas salientam que esse sistema não deve passar pelo Rio Grande do Sul. Contudo, a aproximação da frente fria com o ingresso de ar muito quente em altitude formaram intensas áreas de instabilidade sobre o Uruguai, que devem aumentar no decorrer do dia, até que atinjam o Estado.

É esperado chuva e temporais isolados da tarde para a noite desta segunda. Essa instabilidade deve ganhar mais força sobre o oeste e o sul do RS na madrugada desta terça. São esperados acumulados de 100 mm a 300 mm em pontos isolados.

Ainda de acordo com a MetSul, as demais regiões gaúchas seguem com tempo firme nas próximas horas. O tempo continuará aberto à noite sob a influência de uma massa de ar seco e quente com uma corrente de jato trazendo ar tropical quente.

Inicialmente a instabilidade vai se concentrar no Estado, mas os meteorologistas explicam que essa frente fria trará mudança muito mais ampla no sul do Brasil, em parte do centro-oeste e no sudeste no decorrer da semana.

Alerta de inundações, alagamentos e enchentes

A MetSul adverte que os excessivos acumulados desta semana devem agravar a condição hidrológica dos rios que já passam por cheias e podem gerar novas cheias de rios com quadro de enchentes. Os rios que preocupam são o Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no oeste e no sul. No Centro do Estado, atenção maior com os rios Ibicuí e Jacuí.

“Preocupa que esta chuva volumosa coincidirá com a Lagoa dos Patos com volume alto em Pelotas e Rio Grande, o que aumenta o potencial de alagamentos nestas cidades”, explica a meteorologista Estael Sias, acrescentando que os canais em Pelotas, que já estão altos, tendem a ter aumento ainda maior. “O vento por vezes forte, com a lagoa alta, é outro fator que pode agravar a condição para alagamentos.”

Ainda segundo a meteorologista, algumas estradas, particularmente municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água. “Com a perspectiva de forte correnteza, trechos alagados devem se terminantemente evitados por motoristas sob perigo de acidentes fatais”, alerta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade