INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Chuva forte e vento devem marcar o fim de semana no RS; saiba até quando seguem alertas do Inmet
Chove em todas as regiões, mesmo que não o tempo todo
Última atualização: 13/04/2024 09:04
O fim de semana é de precipitação e de ventos costeiros no Rio Grande do Sul. Essa previsão dá sequência a vários dias de instabilidade, o que permanece até terça-feira (16).
Neste sábado (13), o tempo segue instável no RS. Chove em todas as regiões, mesmo que não o tempo todo, conforme a MetSul Meteorologia. Por isso, são esperados ocasionais momentos de abertura no norte e nordeste do Estado, o que pode aumentar a temperatura. Na região metropolitana, por exemplo, as máximas podem chegar aos 29°C. A chuva deve aumentar do fim da tarde para a noite.
Precipitação localmente forte a intensa com risco de temporais isolados são esperados principalmente no oeste, fronteira com o Uruguai, Campanha, sul e a Costa Doce – oeste da Lagoa dos Patos. Os acumulados podem ser altos em alguns pontos, com marcas perto ou acima dos 100 mm.
No litoral sul e leste gaúcho, o tempo fica ventoso com rajadas de 60 a 70km/h.
O domingo (14) será outro dia de nebulosidade ou chuva em boa parte do Estado. Pontos isolados podem ter chuva forte, mas o cenário é semelhante ao sábado, com melhoria em algumas regiões. Neste dia, o sul e o leste gaúcho terão mais um dia ventoso, com rajadas de vento fortes em alguns momentos, inclusive em Porto Alegre, mas que devem ser mais fortes no litoral, onde atingem até 70 km/h ou isoladamente superiores.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui três alertas amarelos, de perigo potencial, para o Rio Grande do Sul. Dois são para chuva e um para ventos costeiros.
Um deles, que teve início no fim da tarde de sexta (12), contempla as regiões metropolitana de Porto Alegre, oeste, campanha, sul, centro, costa doce, litoral sul e médio podem ter chuva pontualmente fortes com descargas elétricas. O aviso tem validade até as 10 horas do sábado.
O outro segue para todo o Estado e boa parte de Santa Catarina e segue até as 18 horas de terça-feira. O aviso para ventos costeiros possui a mesma vigência e contempla todo o litoral da região Sul do País.