VEM MAIS CHUVA?
PREVISÃO DO TEMPO: Após fim de semana com temporais, saiba o que esperar para a próxima semana no RS
Além dos episódios de chuva, Sul do Brasil se encontra sob uma massa de ar "excepcionalmente quente", conforme a MetSul
Última atualização: 12/11/2023 17:41
O Rio Grande do Sul pode ter uma semana de chuvas excessivas, com possibilidade de enchentes e cheias de rios, de acordo com a MetSul Meteorologia.
O Sul do Brasil se encontra sob uma massa de ar “excepcionalmente quente”, com o Centro do País tendo chegado a mais de 40°C neste sábado (11). Como o Norte e Noroeste do RS, além de grande parte de Santa Catarina e do Paraná, estão com altas temperaturas e tempo aberto, a chuva intensa está se concentrando no Oeste, Centro, Sul e Leste gaúcho, explica a agência meteorológica.
Em Bagé, já choveu 140 milímetros, seguido por Dom Pedrito com 114, Porto Alegre com 110 e 107 em Canoas. Em Nova Santa Rita e Canoas, um vendaval com chuva intensa destelhou mais de 100 casas, derrubando árvores, postes, muros e estruturas. No Vale do Paranhana, uma escola foi destelhada parcialmente pelo temporal.
Santa Catarina e Paraná também podem ser atingidos por um grande volume de água nesta próxima semana. Entre a metade norte do RS e SC, a tendência é que tenha acumulados com marcas de 200 a 300 milímetros, podendo chegar entre 300 e 400 isoladamente nestas regiões.
No Brasil, são esperados os acumulados de 100 e 200 milímetros em um número grande de cidades, podendo ser “localmente extremos”. Ou seja, os maiores volumes de chuva são do Centro para o Sul do Rio Grande do Sul, migrando para o Norte do Estado e parte de SC.
Confira a semana no Rio Grande do Sul:
Na segunda-feira (13), a previsão é de grande volume de água do Centro para o Norte gaúcho, principalmente em Porto Alegre e região metropolitana.
Na terça (14), continua a chuva forte na metade Norte do RS, podendo ter concentração de volumes ainda maiores, com parte do sul do Estado apresentando tempo firme. Santa Catarina, Sul e Sudeste do Paraná também devem ser atingidos pela instabilidade.
A precipitação se estende para outras partes do Estado na quarta-feira (15) e, na quinta (16), abrange outras regiões do Paraná. Entretanto, o tempo melhora para a maioria do RS.
A previsão de grandes acumulados de água no Norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina se estende até o próximo sábado, desde terça-feira. Por conta disso, a MetSul alerta para os impactos que a chuva excessiva pode causar.
Riscos
Inundações e enchentes, junto da cheia de rios, podem voltar a causar estragos nas cidades do RS, já que a previsão é que a chuva, que já está com volumes altos, continue na próxima semana.
Os rios em maior risco são os do: Noroeste, Norte, Centro e Nordeste do RS, o Jacuí e Uruguai assim como os que cortam vales, sendo o Taquari, Caí, Sinos e Paranhana. Em Porto Alegre, também há chances do Guaíba apresentar volume alto novamente.
A MetSul Meteorologia alerta também para riscos de deslizamentos de terra e bloqueios de estradas, além da preocupação com o momento de plantio da safra de verão.