INSTABILIDADE
PREVISÃO DO TEMPO: Chuva avança no RS e Inmet publica novos alertas meteorológicos
Precipitação intensificou no Oeste e no Sul gaúcho na madrugada desta terça e depois alcançou as demais regiões
Última atualização: 15/10/2024 11:30
A chuva atinge cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre desde o início da manhã desta terça-feira (15). Conforme a MetSul Meteorologia, a precipitação intensificou no Oeste e no Sul gaúcho na madrugada desta terça e depois alcançou as demais regiões.
A previsão é que, até o fim do dia, muitas nuvens sigam sobre o Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva moderada a forte em diferentes pontos, mas de forma isolada, com vento e queda de granizo. "O risco de tempo severo, entretanto, não é alto e qualquer ocorrência de temporal será localizada e com maior risco no Noroeste gaúcho", destaca a MetSul. Os maiores acumulados se concentrarão no Noroeste, no Oeste e no Sul gaúcho com marcas de 30 mm a 50 mm.
CONFIRA: LOTERIAS: Aposta do Rio Grande do Sul ganha R$ 6 milhões em sorteio; veja o resultado
O atual episódio de chuva é consequência de um centro de baixa pressão que atua no momento entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Este sistema deve avançar para o mar entre o final do dia e a quarta-feira, o que vai permitir a melhora do tempo em grande parte do Estado ao longo da quarta.
Alertas para as próximas horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou três novos alertas que abrangem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (15).
O primeiro alerta, laranja (perigo), é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso abrange o norte do RS e é válido até as 19 horas.
LEIA TAMBÉM: Priscila Diniz: Familiares e amigos se despedem de comerciante assassinada em Novo Hamburgo
O segundo comunicado, amerelo (perigo potencial), é para a Fronteira Oeste, Campanha, Sul, áreas Central e parte da região metropolitana. Essas áreas podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. A vigência é até as 16 horas.
O terceiro aviso meteorológico, também amerelo (perigo potencial), é para parte da Serra gaúcha, da Grande Porto Alegre e do Norte do Estado. Essas regiões podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. O aviso é válido até as 16 horas.
Assim como o Inmet, a Defesa Civil do Estado também publicou alertas para o território gaúcho. Veja: