O mês de abril está sendo marcado por chuva no Rio Grande do Sul. Essa quinta-feira (11) é, portanto, o 11º dia com instabilidade no Estado. Mesmo que não atinja todas as regiões ao mesmo tempo, temporais são esperados pelos próximos 5 dias. Assim, a previsão é que o RS tenha 16 dias seguidos de chuva.
A MetSul Meteorologia explica que desde 1º de abril foi registrada chuva de ao menos 1 mm todos os dias no Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados de chuva diários, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, foram de 18 mm no dia 1º em Livramento, 66 mm em Rio Grande no dia 2, 6 mm em Tramandaí no dia 3, 47 mm no dia 4 em Dom Pedrito, 49 mm em Palmeira das Missões no dia 5, 15 mm em Vacaria no dia 6, 80 mm em Santa Maria no dia 7, 79 mm em Cruz Alta no dia 8, e 8,2 mm em São José dos Ausentes no dia 9.
Previsão para os próximos dias
As cidades gaúchas ainda terão chuva até a terça-feira, dia 16. A partir desta quinta-feira (11), a instabilidade aumenta. Hoje o dia será marcado por muitas nuvens e chove ou garoa durante o dia na grande maioria das cidades gaúchas, especialmente do Centro e da Metade Norte.
Na sexta-feira (12), a chuva atinge mais áreas do RS e alcança cidades do Oeste e do Sul. No fim de semana, a MetSul diz que uma área de baixa pressão vai trazer temporais.
No começo da semana que vem, ainda terá chuva pois uma frente fria associada a um centro de baixa pressão na região do Prata, no Uruguai, ingressa no Oeste do Rio Grande do Sul. Na terça, esse sistema cruza pelo Estado e traz tempestades. Somente na quarta-feira da semana o dia pode ter tempo firme, mas o cenário ainda pode mudar.
Qual o volume de chuva esperado no RS?
Conforme alerta da MetSul, a sequência de dias de chuva pode provocar volumes altos a até excessivos no território gaúcho. Entre esta semana e a próxima, cidades do RS podem ter entre 50 mm e 100 mm no acumulado. Alguns pontos podem ter registros de até 200 mm. Podem ocorrer alagamentos em diferentes pontos e os níveis de alguns rios podem ter maior elevação, ocasionalmente atingindo cotas de alerta ou de inundação.
LEIA TAMBÉM