O dia virou noite em cidades do Sul do Rio Grande do Sul devido a forte chuva na manhã desta segunda-feira (23). Hoje, temporais com vento e granizo atingiram diversos municípios gaúchos.
Segundo a MetSul Meteorologia, o céu escureceu nesta manhã em cidades como Bagé, Jaguarão, Pelotas, Alegrete, Rosário do Sul, Livramento e São Vicente do Sul. Uma grande quantidade de fumaça de queimadas é trazida para o território gaúcho com uma corrente de jato em baixos níveis que transporta também ar muito quente para o RS a cerca de 1500 metros de altitude, o que contribuiu para a redução da luminosidade que já seria significativa pela altura das nuvens.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
O que causa a chuva?
Faz forte calor no RS, principalmente no Norte. Assim, uma frente quente ocorre na borda de uma massa de ar quente que se move para substituir uma massa de ar mais fria. “O ar quente se move sobre o ar frio. Isso ocorre porque as massas de ar têm diferentes temperaturas e densidades. O ar tropical mais quente é forçado sobre o ar polar mais frio. Isso forma o sistema chamado de frente quente com instabilidade. Frentes quentes são sistemas que habitualmente provocam muitos raios e elevada probabilidade de queda de granizo”, destaca a MetSul.
Vento
O Oeste e o Sul do Estado também tiveram episódios localizados de vento forte a muito intenso nas últimas horas. Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicaram até o final da manhã desta segunda-feira rajadas de 122 km/h em Jaguarão, 101 km/h em Bagé, 88 km/h em Canguçu, 81 km/h em Dom Pedrito, 76 km/h em Caçapava do Sul, 73 km/h em Alegrete e 70 km/h em São Vicente do Sul.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Raio “rasga” o céu e assusta em praia gaúcha
Granizo
Além do vento, teve granizo em muitas cidades do Oeste, do Sul e do Leste do RS desde o final do domingo com aumento das ocorrências entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. O granizo foi pequeno na maioria das cidades, mas em alguns pontos, como em Jaguarão, as pedras de gelo tiveram diâmetro maior com alguns danos em moradias da cidade da fronteira.
CONFIRA: Primavera começa com temperaturas típicas do auge do verão causadas por onda de calor intensa
Com a chuva volumosa das últimas horas, houve alagamentos no litoral norte pela manhã. Os maiores volumes de chuva até o final da manhã na rede do Inmet eram de 44 mm em Bagé e 41 mm em Livramento.
Até quando segue a chuva forte no RS?
O tempo instável que começou na noite de domingo (22) no Rio Grande do Sul vai durar até quinta-feira com dias seguidos de intensa instabilidade no estado. “Haverá chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios, enchente e temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo de variado tamanho e vento”, avisa a MetSul.
As regiões maios afetadas serão Oeste, Sul e pontos do Centro e do Leste gaúcho. Modelos numéricos indicam volumes de chuva generalizados acima de 100 mm no Oeste e na Metade Sul com marcas em vários pontos perto e acima de 200 mm. Há, ainda, modelos que apontam para volumes ainda mais altos para o Sul gaúcho, acima de 300 mm em alguns pontos.
LEIA TAMBÉM