Por mais que o friozinho tenha marcado o início desta semana, o calorão vai retornar ao Rio Grande do Sul antes mesmo do início oficial do verão, que começa às 6h20 (horário de Brasília) do dia 21 de dezembro. Nesta quinta-feira (12), a previsão do tempo indica que a tarde será a mais quente da semana, com máximas de até 35°C em cidades gaúchas.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Nesta quinta-feira, a Grande Porto Alegre vai ter um dia de predomínio do sol. As nuvens aparecem no decorrer do dia, mas haverá momentos com o céu claro. “Com o tempo aberto e ingresso de ar mais quente, a temperatura segue em elevação hoje. O começo da manhã é agradável, porém aquece rapidamente com o sol”, destaca a MetSul.
LEIA TAMBÉM: De Ivoti à Venezuela: A trajetória do “alquimista” e sua conexão com fraudes promovidas por indústrias lácteas do RS
No Vale do Sinos, a tarde será de calor com 32°C a 34°C na maioria das cidades.
O calor seguirá nos próximos dias, principalmente à tarde. Pela manhã, ainda ficará agradável.
Na sexta-feira (13), as temperaturas variam entre 18°C e 33°C, com chance de chuva entre a tarde e a noite.
No sábado (14), a mínima será de 20°C e a máxima de 28°C. Já no domingo (15), o dia terá temperaturas entre 19°C e 30°C.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
O que esperar do novo episódio de chuva
A MetSul Meteorologia prevê uma nova mudança do tempo no Estado a partir de sexta-feira. Grande parte do território gaúcho terá chuva. “Uma área de baixa pressão atmosférica será a responsável pela mudança do tempo no final desta semana. O sistema vai avançar durante a sexta-feira de províncias do Norte da Argentina e do Sul do Paraguai para o Rio Grande do Sul, o que vai instabilizar a atmosfera no Estado ao longo do dia.”
O sol ainda aparece entre nuvens na sexta e faz calor na maioria das cidades. O tempo muda entre a tarde e a noite. “A chuva deverá chegar primeiro em cidades do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul. Até o fim do dia, a chuva atinge grande parte do Estado, embora não todos os municípios”, explica a MetSul.
No fim de semana, uma área de baixa pressão avança de Oeste para Leste pelo território gaúcho e não se pode afastar o risco de episódios de chuva forte localizada com risco de temporais isolados de vento e queda de granizo, mas serão episódios pontuais. “O risco de instabilidade forte isolada será maior na Metade Norte gaúcha, começando pela Fronteira Oeste e o Noroeste na sexta e em áreas da Metade Norte no decorrer do sábado”, diz a MetSul.
O centro de baixa pressão chega ao Oceano Atlântico no sábado, transformando-se em um ciclone na costa.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- alerta da defesa civil
- alerta do inmet
- calor
- calor de 35 graus
- calor de 35°C
- chuva de 200 milimetros
- chuva no rs
- chuva no sul do brasil
- Defesa Civil Nacional
- frio
- frio na serra gaucha
- instabilidade
- inverno
- onda de calor
- previsão do tempo
- previsao semana
- queda nas temperaturas
- rajadas de vento
- retorno da chuva
- Sul do Brasil
- temperaturas de inverno
- tempestade
- tempestades
- TEMPO
- temporal
- vento no rs